22 maio 2009

xmltv da Revista Eletrônica no KnoppMyth

Sei que o blog está criando teias de aranha, mas é que o KnoppMyth ficou tão estável em casa que parei de mexer nele. Já faz parte do dia-a-dia da família. E estou sem tempo para fazer algumas melhorias, então deixei como está.

Só fiquei devendo para o blog a informação que não uso mais o TVxb para baixar a programação das emissoras. Faz algum tempo que estou usando o arquivo que o Carlos Lorenz, da Revista Eletrônica, gera diariamente para os usuários que precisam de xmltv. Então aqui vai um tutorial sobre como utilizá-lo no KnoppMyth:

1 - Cadastre-se no site da Revista Eletrônica para passar a receber o arquivo. Ele é enviado por e-mail, sob demanda, o que significa que, uma vez cadastrado, você precisará entrar no site e solicitar seu envio toda vez que quiser atualizar a grade de programação do seu PVR. É um processo manual, mas foi a forma que o Carlos encontrou de não ser lesado por pessoas que estavam vendendo seu arquivo para outros sites e operadoras de TV por assinatura. Então só temos que agradecê-lo por nos fornecer gratuitamente o que dá bastante trabalho para criar.

2 - Faça uma lista dos canais que você vai incluir no Mythtv.

3 - Um vez baixado o arquivo, descompacte-o em um diretório e abra-o com um editor de textos. No início dele você encontrará a relação de canais cuja programação está no arquivo. Preste atençao à tag "channel id". Nela está o código xmltv de cada canal. Anote aqueles que estão na sua lista de canais.

4 - Cadastre os canais que você vai utilizar no Mythtv. No KnoppMyth, basta dar [Alt-S] para abrir o setup e utilizar a opção "Channel Editor". Não se esqueça do código xmltv e de repetir o número do canal na segunda tela.

5 - Antes de inserir a programação eu faço alguns ajustes no arquivo xmltv. O Mythtv dá um tratamento especial a certas categorias de programas e a informação vai ficar mais rica se você fizer esses ajustes. Para isso, eu uso um script, mas não consegui publicá-lo aqui porque o blogger interpreta o que está nele como se fossem tags html. Basicamente, troco as categorias assim:

Variedades para tvshow
Filme para movie
Esporte para sports
Séries para series

Ou seja, traduzo quatro categorias para os nomes que o Mythtv entende. Como no arquivo há uma sub-categoria, esta passa a ser reconhecida e você terá o guia eletrônico colorido e as pesquisas por categoria funcionando.

6 - Apesar da minha máquina ser perfeitamente funcional para todas as funções do Mythtv (tenho um Athlon XP 2.4 com 256MB de RAM), sinto que o arquivo é pesado demais para ela. Então eu removo os programas que já foram exibidos e divido em vários arquivos (um para cada dia), inserindo cada um separadamente, através do script:

#!/bin/bash
echo Iniciando tv_grep
tv_grep --on-after now /home/mythtv/TVxb/xmltv.xml > /home/mythtv/TVxb/xmltvnow.xml
echo Removendo arquivos antigos
rm -rf /home/mythtv/TVxb/xmltv/*
echo Iniciando tv_split
tv_split --output /home/mythtv/TVxb/xmltv/%Y%m%d.xml /home/mythtv/TVxb/xmltvnow.xml
echo Iniciando mythfilldatabase
find /home/mythtv/TVxb/xmltv -type f -iname "*" -print0 | xargs -0 -n 1 nice -n 19 mythfilldatabase --update --file 1 -1


Se você tiver máquina suficiente e quiser processar o arquivo todo de uma só vez, é só fazer

nice -n 19 mythfilldatabase --update --file 1 -1 xmltv.xml


Pronto. Terminado o processamento, você já terá no Mythtv toda a programação da sua TV. O primeiro lugar que costumo visitar é a lista de "Novos Títulos" para ficar sabendo tudo o que está para estrear e programar a gravação do que eu não quero perder. Depois dou uma olhada nas categorias que me interessam e em um ou outro canal específico.

Espero ter ajudado. Comentários e sugestões são sempre bem-vindos.