10 julho 2007

R5F1 no ar!

Quase dois meses após o lançamento da versão R5F1 do KnoppMyth, consegui reservar um tempo no feriado (09/07 - feriado só em São Paulo) para fazer o upgrade do meu HTPC.

Os upgrades do KnoppMyth estão cada vez mais tranqüilos. Segui algumas das recomendações postadas pelo tjc no tópico que ele tradicionalmente cria no fórum do KnoppMyth e pronto! R5F1 no ar.

Aí, os procedimentos de sempre: instalar wine (para usar o TVxb) e a libdvdcss2 (para assistir DVDs criptografados). Desta vez ele manteve automaticamente as configurações do lirc e dos módulos da placa Pixelview. Melhor, impossível! (Ou quase...)

Quanto às novidades, parece que esta versão veio somente para corrigir os bugs e atualizar os pacotes da versão anterior.

Um script interessante que foi adicionado é o myth2ipod. Com essa nova onda de carregar videos no bolso, poder baixar suas gravações para o iPod ou outro dispositivo semelhante parece legal. O script cria um podcast (ou vodcast, para ser mais preciso) para ser baixado em agregadores RSS (inclusive o iTunes) com os arquivos já devidamente convertidos para mp4. Agora você pode levar no bolso aqueles episódios da sua série preferida que nunca consegue assistir em casa.

Depois eu conto mais!

6 comentários:

Unknown disse...

Olá, agora vou a testar o LiveCD (agora tenho instalado o MythTV no Mandriva).
Alguiem tem o grabber de brasil?
Alguiem tem um projeto para fazer ou tem interes em fazer?

(Eu programo em PHP e tenho vontade de fazer :-) )

Davi Dalben disse...

Gustavo,

Dê uma olhada nos meus posts. Eu estou usando o TVxb via wine, sem nenhum problema.

Atualmente estou desenvolvendo um novo arquivo .ini para ele, que vai buscar a programação em outro site, mais completo que o atual (tem mais canais), só que mais lento.

Assim que tiver terminado os testes, vou enviar o arquivo para o pessoal do TVxb colocar no site.

Fique de olho no blog!

Jaelson Lima disse...

Oi Dalben,

Tive problemas com o módulo LiveTV desta versão do KnoppMyth. Ao sintonizar um canal analógico a imagem fica boa mas o som apresenta um apito baixo em alta frequência sobreposto ao som do canal. O som sai meio robotizado. Percebi que a saída de áudio da placa (WinTV Go da Hauppauge) está perfeita ligando-a diretamente nas caixas de som mas quando faço o jump desta para a entrada de áudio (Line In ou CD In) o áudio que sai da placa de som apresenta o problema descrito. Você já passou por isso?

Se não fosse a questão do buffer de áudio e vídeo que o Myth faz usaria sem problemas a saída de áudio da placa de TV mas como você bem sabe este som está adiantado em relação ao do LiveTV do Myth.

Procurei no fórum do Knoppmyth mas ninguém soube esclarecer porque isto está ocorrendo. Alguns usuários constataram o mesmo problema mas até agora não foi apresentada nenhuma solução.

Já testei com outras placas de TV, inclusive a Pixelview MPEG2 que você usa, e o mesmo efeito se manifesta.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Um abraço,

Jaelson Lima
Petrolina-PE

Davi Dalben disse...

Jaelson,

Pela sua descrição, o problema não está no suporte à placa de TV, mas à placa de som.

Já tentou mexer no mixer (alsamixer) ou reconfigurar o alsa (alsaconf, se não me engano) para tentar resolver?

Na minha máquina, como uso o decodificador da TVA, conecto a saída de som deste diretamente à entrada de microfone da placa de som, que é a que fica por padrão com a opção de captura.

Sugiro que, com o liveTV ativado, abra um xterm (alt-x no KnoppMyth) e digite "alsamixer". Exiba só os dispositivos de captura (F4) e vá alternando o dispositivo padrão (com setas e barra de espaço) enquanto muda o plug que vem da placa de TV para uma entrada ou outra da placa de som.

E avise se deu certo ou não.

Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

a alguma chance de colocar essa placa:
http://www.pixelview.com.br/placa_pixelview_playtv_xtreme.asp
ou essa:
http://www.pixelview.com.br/placa_mpeg_8000gt.asp
pra funcionar no knoppmyth?
Parabens pelo seu blog

Davi Dalben disse...

Tony,

Em primeiro lugar, obrigado pela visita.

"Alguma chance" sempre existe. Principalmente para os otimistas. ;-)

Mas não encontrei nenhum relato de sucesso em fazer essas placas funcionarem no Linux. Como são modelos aparentemente novos (os chips CX88xxx são mais recentes que os BT, eu creio), há boas perspectivas.

O melhor a fazer seria baixar os fontes do kernel utilizado no KnoppMyth e dar uma checada em Documentation/video4linux/CARDLIST.cx88.

Se não encontrar nada lá e ainda assim você quiser arriscar, dê uma olhada neste how-to: http://linuxtv.org/v4lwiki/index.php/How_to_add_support_for_a_new_card. Ele ensina como adicionar suporte a novas placas CX88xx no kernel (você vai precisar dos fontes para recompilá-lo). Se não tiver experiência, não se assuste: é mais fácil do que parece.

E conte seus progressos!