19 junho 2006

Pixelview PlayTV MPEG2 (atualizado)

Atendendo a pedidos, segue o caminho das pedras para a configuração da placa Pixelview PlayTV MPEG2 no KnoppMyth (e, conseqüentemente, no Linux). Eu configurei minha placa por tentativa e erro, pesquisando em dezenas (literalmente) de fóruns e listas de discussões, sem contar com a leitura detalhada da documentação do V4L (Video for Linux) e do lirc. Posso afirmar que o que descrevo abaixo funcionou no meu equipamento, mas não posso garantir que funcionará em outro pois, pelo que percebi das dicussões que li, existem várias versões dessa placa com pequenas diferenças entre elas. Portanto, siga por sua conta e risco:

Parte 1 - Configurando a recepção de TV e rádio

Usando o Knoppmyth R5C7, altere o arquivo /etc/mythtv/modules/bttv para

alias char-major-81 videodev
options bttv card=70 tuner=42 radio=1

2006-11-13 - Atualização: na versão R5D1, o arquivo a atualizar é /etc/modprobe.conf e a opção "card" deve ser 139, porém o lirc 0.8 ainda não reconhece esta placa. Deixe como 70 ou baixe o lirc do CVS e siga as instruções de compilação e instalação.

Pronto! Simplesmete isso deve fazer sua placa receber corretamente os sinais de TV. Um detalhe que acontece no meu equipamento: a entrada "audio in" da placa não funciona. Se eu alterar para "card=72" (se não me engano), essa entrada funciona, porém a TV sempre fica muda até que eu troque de canal pela primeira vez. Então resolvi deixar assim mesmo.

Parte 2 - Configurando o controle remoto

Siga o tutorial LIRCHowTo do Knoppmythwiki. Quando estiver configurando o driver, escolha "video card" no tipo de dispositivo e localize a placa Pixelview PlayTv MPEG2 na lista que aparece. No final, quando for alterar o arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh, coloque o seguinte:

# run lircd
modprobe lirc_gpio
/usr/local/sbin/lircd
#


Em seguida, baixe o arquivo http://lirc.sourceforge.net/remotes/pixelview/lircd.conf.playtv_pro de http://lirc.sourceforge.net/remotes/ e coloque-o no lugar dos arquivos /etc/lircd.conf e /etc/lirc/lircd.conf (eu não sei qual dos dois é o "quente", então substituí ambos). Depois altere seu /home/mythtv/.lircrc de forma que corresponda ao arquivo anterior e pronto! Controle remoto funcionando no KnoppMyth.

Espero que este micro-tutorial ajude a resolver o problema dos usuários que desejam utilizar essa placa no KnoppMyth. E, se não der certo, não desanime. Eu passei mais de seis meses para chegar a essa receita e, sinceramente, acredito que ela só funciona com a minha placa em particular. Se mais alguém conseguir fazer essa placa funcionar seguindo estes mesmos passos, deixe um comentário. Se descobrir outro caminho ou tiver algo a complementar, também deixe um comentário que vou editar este post até chegarmos a um tutorial completo. Quem sabe será o primeiro do KnoppMythBR?

E, não se esqueça: seja livre! Faça suas escolhas!

2 comentários:

Anônimo disse...

E ai Davi!

Acabei de ler o blog todo, meus parebéns pela força de vontade e ir superando os problemas.

Gostaria de saber se a imagem dos programas gravados é muito inferior a da programação normal e se valeria a pena investir em placas superiores.

Abs!

Anônimo disse...

Da uma olhada neste link:

http://orion.lcg.ufrj.br/roma/LCG_computadores.html#captura