19 julho 2005

Capítulo Duplo!

Faz tempo que não escrevo sobre o Mythtv, então aí vai um capítulo "duplo":

No final de semana passado (09-10/07) resolvemos colocar a TV no quarto das crianças. Com ela foi o decodificador da TVA. Aí eu tive que fazer alguma coisa com aquela placa de TV que tenho no HTPC e que estava totalmente sem uso. Antes disso, peguei um monitor velho que tinha em casa (Samsung SyncMaster 3) e pluguei no micro. Espantoso! Não precisei alterar nenhuma configuração. A placa nVidia está trabalhando em "twin" e não tive nenhum problema (nessa parte...).

Aí fui atrás de fazer funcionar a Pixelview PlayTV MPEG2. Ainda bem que só agora estou escrevendo, ou eu iria xingar muito essa placa. Procurei em todo canto da internet e não achei nada consistente sobre como configurá-la no Linux. Nos fóruns do Mythtv, então, ela é solenemente ignorada.

Como eu já comentei, cada um diz para configurar de um jeito. E ela não existe (explicitamente) nos arquivos CARDLIST do driver bttv. Aí li em algum post para procurar pelo modelo dos circuitos integrados. Arranquei a danada do micro, anotei tudo e espetei de volta no lugar. Nem assim. Mas nem tudo estava perdido...

Um adesivo atrás da placa dizia seu modelo (não me lembro agora qual é). Busquei por esse número e achei alguns rumores que deveria configurar o driver como type=72. Eu já tinha tentado isso, mas vamos lá. Depois de um boot, fui olhar as mensagens com o dmesg. Legal. Tava tudo lá: reconheceu a placa, criou o /dev/video0, /dev/vbi (ainda não sei o que é isso), /dev/radio (uau!) e /dev/remote. Melhor que eu esperava.

Pluguei a saída AV do videocassete na entrada auxiliar da placa e na placa de som. Cara, o troço funcionou! A imagem ficou tosca, engasgada, mas eu consegui assistir TV e video. Fui ver no top o que estava acontecendo e descobri que o Mythtv usa dois processos pesados para apresentar TV: um que captura o que vem da placa, codifica em DVB e grava em disco e outro que lê do disco, decodifica e exibe o programa. Em alguns momentos, um ficava esperando o outro. Pelo que eu entendi, ele não está usando o codificador MPEG da placa, ou gravaria direto no HD. Mas já tivemos alguma diversão.

Deixei quieto durante toda a semana. No domingo foi hilário: sábado mostramos para minha filha como parar um filme gravado no HD para fazer alguma coisa (no caso dela, tomar banho) e depois continuar. Só que no domingo de manhã eu estava vendo o Auto Esporte e ela pediu um copo de leite. Falei "espera um pouco, que eu estou vendo TV". Aí ela replicou: "não dá para parar?" Foi quando caiu minha ficha: DÁ! Apertei o pause, fui atender minha filha e continuei a ver o programa de onde tinha parado. A Globo já estava transmitindo o Esporte Espetacular e eu tava vendo Auto Esporte. Como essa liberdade é boa! :-)

Mas ainda faltava uma coisa: fazer funcionar o seletor de canais.

FIM DO PRIMEIRO CAPÍTULO

Na segunda (ontem), recebi uma mensagem do Fórum Boa Dica, com um link para este artigo:

http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=450

Legal! Então quer dizer que o driver da Pixelview para Windows é um lixo? Fizeram outro driver para Windows, também? Quem sabe tem alguma coisa útil...

E tinha! Apesar do artigo falar de outra placa (PlayTV PRO), o sintonizador é o mesmo: tuner=16.

Cheguei em casa e fui tentar. Eureka! Todos os canais sintonizados com ótima imagem (no xawtv). Só faltava o som.

Aí descobri algumas coisas legais sobre essa placa. Ela tem dois conjuntos de 4 pinos. Em cada um deles se encaixa um cabo de audio de CD. O distribuidor dela no Brasil tinha me informado que era uma saída auxiliar, para ligar em placas de som com entrada auxiliar interna. Minha mobo tem essa entrada. Então eu tinha espetado um cabo lá. Aí, no aumix descobri uma entrada chamada Line1 (Line é a entrada "principal" da placa), além de uma entrdada "video". Aumentei o volume e... nada! Liguei o cabo de audio do videocassete na entrada de audio da Pixelview. Aí sim, o audio do video apareceu nas caixas. Mas não o dos canais sintonizados. Eu mudava de canal e o audio sempre era o do canal sintonizado no video.

Resolvi tentar a outra saída interna. Agora, sim! Um dos conectores é um pass-thru da entrada de audio. O outro é a saída de audio do tuner. Então no xawtv estava tudo funcionando legal.

Mas no Mythtv ainda estava sem audio. Na verdade, nem os canais ele consegue sintonizar. Visitei uma penca de fóruns, mas ainda não descobri a solução. Acho que vou ter que mesclar algumas sugestões para tentar fazer funcionar. Resolvi deixar para mais tarde...

Aí fui mexer no lirc. Peguei um tutorial, removi o lirc que veio com o KnoppMyth, baixei a versão recomendada, configurei para usar a entrada IR da Pixelview, compilei, instalei (tive que pesquisar para descobrir como fazer isso - todos os tutoriais dão exemplos usando a serial) e... FUNCIONA!

Quer dizer, um programa de teste que acompanha o pacote consegue reconhecer os sinais enviados pelo controle que acompanha a placa. Agora falta configurar para o Myth (e o mplayer, xine, cdplay, etc...) reconhecer esses comandos.

Enfim, pela primeira vez eu realmente acho que é só uma questão de tempo para fazer tudo funcionar direito. Eu estava até pensando em repassar essa placa...

Nos próximos dias vou tentar acertar esses detalhes. Pelo jeito, a semana vai ser de fortes emoções! ;-)

3 comentários:

Alysson Costa disse...

Bom dia, instalei o Myth e estou maravilhado. Hj compro a placa de captura... Seu weather ta funcionando legal? Voce colocou news brasileiras? tks

Davi Dalben disse...

Nossa, Alysson. Você escolheu um post bem antigo para comentar, hein? ;-)

Mas foi bom. Reli o post e foi gostoso relembrar aquela época de desespero e como consegui sair dela. :-D

Bem, para falar a verdade, eu ainda fico maravilhado com cada recurso que eu descubro no Mythtv e no KnoppMyth. Quando eu leio a lista de capacidades dos PVRs que estão à venda no mercado (da TVA, SKY e os PC-TVs), não consigo ficar sem rir. Eles têm somente o essencial, menos que o básico.

Quanto ao MythWeather e ao MythNews, sim, ambos funcionam bem e em português. É só configurar.

Um abraço!

Davi Dalben disse...

Ah! E o MythNews integra-se ao MythBrowser, então é só dar Enter sobre a notícia que ele abre o link no navegador (padrão do RSS).