04 novembro 2006

R5D1 no ar (ufa!)

Com um pouco de atraso, resolvi aproveitar o feriado para atualizar meu PVR para a versão R5D1 do KnoppMyth. O changelog era promissor. Dentre as diversas alterações, o maior destaque (ao menos para mim) era a nova versão do kernel, cujo bttv tem suporte "oficial" para minha Pixelview PlayTV MPEG2. Mas eu não fazia idéia no que estava me metendo...

Como de praxe, mythbackup e vamos para a festa! Com uma atração especial: nesta versão meu PVR ganhou um gravador de DVD da Samsung, indicado pela ProTeste como o de melhor custo-benefício do mercado. Espero poder usá-lo para tudo o que eu pretendo.

Boot pelo CD, auto-upgrade, perguntas de sempre respondidas, reboot. Mythrestore e... cadê o conteúdo do meu home? Primeiro susto: até a versão anterior, o home do usuário mythtv era /myth/mythtv. Nesta versão passou a ser /home/mythtv. E o mythrestore não sabia disso... Solução: copiei os arquivos manualmente para o lugar certo.

Wine instalado e TVxb funcionando, fui tentar melhorar o sistema. Neste kernel a Pixelview PlayTV MPEG2 passou a ser a placa com cardnumber 139. Então, como de costume, alterei o arquivo /etc/mythtv/modules/bttv para refletir o novo valor. Um update-modules e um boot depois e o dmesg apontava minha placa como UNKNOWN/GENERIC!

Mexi em tudo o que vocês podem imaginar. Pesquisei em uma dúzia de sites e não encontrei a solução. Apelei, então, para o excelente fórum do KnoppMyth e, em menos de 24 horas, veio a resposta: nesta versão, o arquivo a mexer é o /etc/modprobe.conf. Simples assim. Basta alterar o arquivo certo e pronto! Placa corretamente reconhecida. (Sinceramente, não notei nenhuma diferença.)

Agora vamos ao lirc. Recompilei a versão 0.8.0 (que eu já usava na versão anterior do KnoppMyth) e, ao carregar os drivers, um erro: a placa 139 não é suportada por esta versão. Cheio de coragem, baixei a versão do CVS, compilei e instalei. Os módulos subiam, mas nada de controle remoto. Aliás, nem o .lircrc estava no /home/mythtv. Copiei o arquivo da versão anterior, adaptei os nomes das teclas para os do arquivo que veio com o lirc e... nada!

Depois de mais algumas horas de briga, resolvi colocar o arquivo em /home/mythtv/.mythtv/lircrc. Ufa! Controle remoto funcionando!

Ainda faltam alguns ajustes. E espero que o mythburn funcione como eu gostaria. Mas esta versão veio com pelo menos um bônus: na Galeria Multimídia agora temos mais uma opção: Internet Stream. Um aplicativo para assistir (ou ouvir) streams diretamente da internet, incluindo podcasts. Vou aprender a usá-lo e ver se tiro algum proveito dele.

E vamos tocar em frente! Tenho alguns projetos referentes ao KnoppMyth parados por aqui esperando tempo livre para serem tocados. Quem sabe nos próximos feriados?

Nenhum comentário: