27 junho 2007

Sky mostra DVR com HD de 160 GB

A notícia veio da INFO Online, mas já está em vários outros lugares.

O Sky+ é um DVR pronto para assinantes, que custa a partir de R$ 999,00 ou pode ser alugado (comodato). Para quem não quer configurar seu próprio DVR, acredito que seja uma excelente opção. Mas ele só serve para assinantes da Sky, que fique claro.

Principais características:

  • HD com 160 GB, suficiente, segundo a notícia, para 100 horas de vídeo;
  • Capacidade de gravação de 2 canais simultaneamente;
  • Programação da gravação pelo guia ou manualmente (informando canal, data e hora);
  • Controle remoto universal para controlar outros aparelhos (por que não incluir um IR Blaster?);
  • "Instant Replay": começa a gravar o programa automaticamente 10 segundos depois do canal ser sintonizado. Por que espera 10 segundos, não sei.

É bom lembrar que assinantes da TVA têm a opção do TVA DVR, com funções semelhantes. São opções interessantes para quem não quer nenhum envolvimento com a parte técnica, ou exige garantia de suporte.

Mas, quem não for assinante desses serviços, ou quiser um equipamento flexível, configurável para qualquer operadora de TV a cabo ou TV aberta, com muito mais funções e livre de assinaturas, pode montar ou encomendar um KnoppMyth.

7 comentários:

Jaelson Lima disse...

Oi Dalben,

Outro dia vi o Sky+ em funcionamento numa empresa de telecomunicações e fiquei impressionado com o serviço. No mundo Linux há um projeto chamado VDR (Video Disk Recorder) que faz tudo isso e muito mais.

A grande vantagem do Sky+ e do VDR é o tipo de sinal que chega ao PVR. Por trabalhar com sinal digital (DVB) algumas tarefas como gravação ficam bastante facilitadas. Só para você ter uma idéia montei um box com o VDR num P2 450 MHz com 128 MB de RAM. Se tivesse sido mais pão duro teria conseguido num 233 MHz facilmente.

Isto é possível porque o sinal já chega do satélite em formato MPEG2 ao PVR e graças a um decoder embutido na placa mãe ou num slot PCI todo o trabalho de processamento da CPU fica concentrado em tarefas menos exigentes.

Publiquei vários artigos sobre o VDR em meu blog: http://mythtvbr.blogspot.com/

Se quiser dar uma passadinha lá não vai se arrepender.

Sobre os 10 segundos de espera para iniciar o pause acredito que seja por que este PVR não inicie a sintonia do canal com buffer uma vez que isto exigiria uma capacidade de processamento maior encarecendo o hardware. A vantagem desta técnica é a velocidade com que os canais são trocados.

Quanto à gravação simultânea de canais isto é possível pois a Sky transmite vários canais (tv e rádio) na mesma frequência (transponder) eliminando a necessidade de mais de um tuner para esta tarefa. Não sei se o Sky+ permite mas no VDR é possível gravar quantos canais estiverem disponíveis no mesmo transponder com apenas um tuner. Como tenho duas placas DVB posso assistir um canal e gravar outros tantos.


Cordialmente,

Jaelson Lima
Petrolina-PE

Jaelson Lima disse...

Oi Dalben,

Publiquei vários posts no meu blog sobre o VDR (Video Disk Recorder) que é um projeto aberto similar ao Sky+.

http://mythtvbr.blogspot.com/

Acredito que os 10 s para o início do pause ocorra porque estes sistemas não realizam buffer do canal sintonizado como ocorre com o MythTV.

Tanto o Sky+ quanto o VDR operam a partir de sinais digitais em DVB (Digital Video Broadcasting) vindos de um ou mais satélites. O sinal que chega ao PVR já está no formato MPEG2 o que facilita bastante a gravação.

Outro detalhe: o hardware exigido para processar o sinal é bem modesto. Para implementar o meu settopbox a partir do projeto VDR usei um reles P2 450 MHz com apenas 128 MB e um HD de 20 GB. Dá para gravar até 12 h de programação. Isto é possível porque tais equipamentos vem dotado de um decodificador via hardware de streams MPEG2 embutidos na placa mãe ou em slots PCI (caso do meu settopbox VDR).

A gravação simultânea de 2 canais é uma particularidade do sistema digital usado pela Sky para transmitir a sua programação. Se você procurar em sites como http://www.lyngsat.com verá que a Sky usa a mesma frequência para transmitir vários canais de rádio e TV. Como a frequência é a mesma não há necessidade de dois tuners para visualizar/gravar vários canais. Com o VDR é possível ir além sintonizando e gravando quantos canais estiverem disponíveis no mesmo transponder (frequência).

Um abraço,

Jaelson Lima
Petrolina-PE

Davi Dalben disse...

Oi, Jaelson!

Obrigado pela visita e parabéns pelo seu trabalho no blog. Pretendo ler todos os seus textos assim que tiver tempo. Parece que tem muita coisa boa lá! ;-)

Quanto à forma de sintonia do SKY+, acho que ele tem dois sintonizadores mesmo, pois desde a primeira versão era possível assistir a um canal enquanto outro era gravado, quaisquer que fossem eles. Só que só agora o software permite a gravação de dois canais simultaneamente. Não sei se é possível assistir a um terceiro canal enquanto dois são gravados, pois a notícia não deixa isso claro.

Aguardo mais visitas, ok?

Jaelson Lima disse...

Dalben,

No sistema digital não é preciso ter dois sintonizadores para gravar/assistir canais distintos. Isto porque vários canais de rádio e tv podem ser agrupados numa única frequência (transponder). Entretanto, só é possível, com um único tuner, assistir ou gravar simultaneamente canais quando dispostos no mesmo transponder. Só como ilustração a Globosat transmite cerca de 30 canais de rádio e televisão num único transponder no Satélite Brasilsat B4. Com um único sintonizador e utilizando o VDR consigo assistir um canal, fazer PIP noutro e ainda gravar outros 4.

A Sky transmite os seus pacotes em vários transponders devido a quantidade de canais. Neste caso será necessário o uso de pelo menos dois tuners para a sintonia e gravação de canais simultâneos bem como PIP em frequências distintas.

Cordialmente,

Jaelson Lima
Petrolina-PE

Davi Dalben disse...

Foi o que eu quis dizer, Jaelson. Como o usuário pode escolher quais canais quer gravar simultaneamente, eles não poderiam estar restritos à mesma freqüência.

Mas, segundo suas informações, o software poderia gerenciar a gravação de dezenas de canais simultaneamente. Só que, aí, haja HD! ;-)

Unknown disse...

Caros amigos Davi e Jaelson. É 1ª vez q escrevo em um blog relativo ao Mythtv, q ante-ontem tive a felicidade de instalar com sucesso em casa, depois de vários dias pesquisando e lendo tudo q vi pela frente, inclusive os blogs de vcs. Posteriormente eu pretendo contar com mais detalhes como eu conseguir essa proeza, descrevendo os passos seguidos e os sites q foram importantes e solucionadores dos problemas q surgiram. Desta vez, só entrei neste post pra dizer q, apesar de não ter tantos conhecimentos técnicos como vcs, mas eu sou assinante da Sky HDTV, e posso afirmar q o aparelho q a sky me cedeu em comodato, tem um HD de 500gb e possui 2 tuners para gravações simultâneas de até dois canais diferentes. Inclusive, no momento em q as gravações são executadas, o usuário é obrigado a assistir um dos respectivos canais, caso contrário ele terá q escolher e cancelar uma das gravações. Estou sempre atento aos blogs de vcs, e pronto pra ajudar a tirar as dúvidas, claro q na medida q estiver ao meu alcance.
[]s
Raimundo Eduvirgens
Itabuna-BA

Davi Dalben disse...

Olá, Raimundo!

Obrigado pela visita e pelas informações. Sei que meu blog está meio parado, mas estou buscando tempo para reativá-lo.

E não deixe de nos informar suas descobertas e progressos no mundo dos HTPCs.