14 fevereiro 2007

Enquanto o Mythkaraoke não vem...

Quando conheci o Mythtv, há alguns anos, soube que havia um projeto chamado Mythkaraoke, um dos componentes do Mythextra (neste momento, fora do ar). Eu sempre achei que este seria um aditivo bem legal para meu PVR, porém, que eu saiba, ele nunca ficou pronto.

E, para piorar, eu nunca encontrei um programa de karaoke legal para Linux. Nada parecido com o Real Orche ou o Cante!, feitos para Windows. Só programas que se limitam a tocar a música e exibir a letra em texto puro, sem nem ao menos uma imagem no fundo. Então eu nem tinha como configurar um programa para ser um item do menu do KnoppMyth e "dar um jeito".

Porém, como a comunidade não pára nunca, um usuário "deu um jeito" melhor do que eu poderia imaginar e usou as potencialidades do Mythvideo para tocar músicas de Karaoke. E ainda nos presenteou com um HowTo no KnoppmythWiki explicando, passo a passo, como fazê-lo.

A solução baseia-se no pykaraoke, um projeto escrito em python com interface gráfica própria, mas que pode ser executado como linha de comando com várias opções. A idéia é usar a capacidade do Mythvideo de tocar diferentes tipos de arquivos com diferentes programas e associar as extensões de arquivos de karaoke com o pykaraoke. Além disso, rodá-lo em tela cheia e sem carregar a interface com o usuário.

Eu já coloquei em uma pasta do Mythvideo uns 900 arquivos .kar que eu tinha em um antigo CD esquecido por aqui e vi que funciona (ao menos com a maioria das músicas). Uma solução simples e elegante (mas não necessariamente bonita) para incrementar o poder de entretenimento de seu PVR. Funciona e diverte!

Os vizinhos que se cuidem! ;-)

15 comentários:

Anônimo disse...

Olá cara, fico impressionado com sua força de vontade de levar essa comunidade nas costa :) Eu já venho lendo sobre PVR e KnoppMthy ah algum tempo mas nunca vi um funcionando. Moro em aracaju e sou cheio de duvidas sobre isso... uma das principais é q operadora de televisão vc usa... SKY, Directv, tv a cabo( com os chatos decodificadores ), e como vc faz para o seu sistema de pvr controlar esses equipamentos

Unknown disse...

Oi... Pelo visto eu tenho um sistema bastante parecido com o seu... será que você pode me ajudar?
Meu sistema é o seguinte:
AXP 2700+
1Gb de Ram
HD SATA2 160Gb
Radeon x700 Pro
Gravador de DVD
PixelView PlayTV MPEG2 (PV-M4900 FM RC)
Sound Blaster Live! 5.1 platinum

Até hoje sempre tentei fazer um PVR com esse PC mas nunca foi 100%...

As perguntas são: o KnoppMyth da suporte a minha placa de som? (Vou poder ligar ela no receiver via SPDIF e o receiver vai conseguir decodificar legal?)

Consigo fazer dual boot com o XP de forma fácil?

Vc podia fazer um how too de como instalar o KnoppMyth em PT... =P

Davi Dalben disse...

Obrigado, Antonio. Mas encaro isto como um hobby, ao menos por enquanto.

Eu também li bastante a respeito de PVRs antes de usar e, quanto a "ver um funcionando", eu só vi quando instalei em uma máquina para testes. Como você não tem nada a perder com isso, faça o mesmo!

Eu sou assinante da TVA Digital MMDS e preciso de um decodificador, sim. O Mythtv pode controlar o decodificador através de um IR-Blaster, mas ainda não tive tempo para montar o meu (tem alguns esquemas no site do lirc). Eu vou ter que "ensinar" o lirc a controlar o decodificador, já que ele não está na lista dos modelos pré-configurados.

Então, atualmente, eu programo o que quero gravar no PVR, depois pego uma lista das gravações do dia e programo o decodificador da TVA para sintonizar os programas automaticamente. Tenho que fazer isso todos os dias, mas vale a pena.

Continue visitando o blog (quem sabe ele vira um forum?) e conte comigo para ajudá-lo no que eu puder.

Davi Dalben disse...

Olá, Alex.

A única coisa que me preocupa na sua configuração é a placa ATI. Historicamente as nVidia têm suporte muito melhor no Linux (pois o fabricante colabora) e não sei se você vai conseguir ativar algum driver 3D para a Radeon.

Pelo que eu vi no fórum, sua placa de som vai funcionar pelo SPDIF, sim, inclusive usando diretamente a trilha AC3 gravada nos arquivos de video, quando ela existir.

Dual boot com o XP já não é tão simples. Como o KnoppMyth é pré-configurado para usar o Primary Master HD (hda1 ou C:) e o XP também gosta de ser instalado no mesmo HD, vai ser necessário algum trabalho de configuração aí. O fórum do KnoppMyth tem alguns tutoriais a respeito.

Quanto ao tutorial em PT_BR, fazemos assim: eu começo a escrevê-lo e você começa a aprender inglês para ler os tutoriais do fórum e do wiki. Aí vemos quem termina primeiro, ok?

Unknown disse...

sei ler ingles tranquilo...
o tutorial em PT seria mais por comodidade mesmo. ^^
Tipo... o blog está bem legal, com várias informações interessantes, mas você podia colocar links para o site oficial, wiki, fórum, e outros sites do assunto que você use ali do lado. Seria bem mais fácil para quem está começando. (Eu já achei esses sites, mas ficaria legal os links ali)

Unknown disse...

bom, como eu sei ler inglês, só pedi o tutorial em PT pela comodidade, vou inverter a proposta... Eu vou tentar instalar essa noite o KnoppMyth, e vou anotando tudo q eu fizer, se funcionar no final temos um tutorial... ^^ Se funcionar... q pelo q eu li no blog não vai ser tão fácil... E quanto ao fórum (não só fórum, mas site e outras coisas), se você precisar de lugar para hospedá-lo, pode contar comigo...
O meu maior maior medo é o knoppix, nunca usei, nunca li a respeito, nada. Nem knoppix, nem kurumim, nada...

Davi Dalben disse...

Olá, Alex.

Obrigado por sua sugestão. Eu tinha colocado diversos links na primeira versão do blog, mas quando mudei o lay-out parece que eles se perderam. Vou fazer isso assim que puder.

Davi Dalben disse...

Será uma ótima contribuição se você fizer um tutorial, nem que seja bem básico. E, se puder colocar um fórum no ar, tenho certeza que será muito útil. Depois pensamos em outras coisas interessantes.

Mauricio disse...

Olá, colega.

Parabens pelo blog...

Tambem sou usuário do Myth a algum tempo, uns 2 anos +-, muito show!

Hoje, para funcionar o Knoppmyth, que alias, não uso todos os recursos, uso a seguinte configuração:

Sala: P3 500, 256 de ram, 120Gb HD e uma Hauppauge PVR150 com controle e irblaster integrado (trazida via parente), com 2 placa de rede, uma na internet e outra para 'rede' interna.

Quarto: AXP 2400+ 512 Mb, opensuse 10.2, usado como front-end.

Tb tenho um notebook com opensuse, ou seja TV a cabo Sem fio... hehehe

no quaro ainda falta colocar o lirc para funcionar, mas funciona tudo certinho.

Hoje uso o backend ligado na directv, não uso para assistir
pois o P3 tem uma placa de som ISA e o Myth não fica bom, apesar do Mplayer tocar tudo sem problemas.

Configurei o sistema para trocar o canal automaticamente na direct pelo IR blaster.

Para programação no Myth, vc usa o XMLTV? que grabber vc usa? eu fiz um esquema em java para buscar a programaçao de outro site...

Eu já tinha outra placa de captura antes, que queimou, e posso lhe dizer que os esquemas do lirc.org funcionam.

Mauricio disse...

Olá colega,

Parabens pelo blog, não sei como não achei antes...

Tb sou usuário do Knoppmyth a +- 2 anos, eu usava ele com uma pctv, mas ela queimou, então 1 ano atras um parente trouxe para mim uma hauppauge pvr150 com controle e irblaster. muito boa...

Uso como backend um P3 500, 256 ram e 120 gb de disco, uso exclusivo como Back pois a placa de som é ISA e não ficou um som muito bom, apesar do Mplayer funcionar 100%

Então para assistir remotamente eu uso um desktop Athlon XP 2400 com opensuse e eventualmente um notebook com opensuse tb(TV a cabo sem fio... uma maravilha)

meu backend está ligado a um decoder da Directv que o irblaster controla.

A programação eu consegui fazendo um programa em java que lê a programação de um site e grava direto no banco do Myth, o que vc usa para baixar a programação? xmltv? que grabber vc usa?

Falou cara. teu blog já tá no del.icio.us.

Davi Dalben disse...

Olá, "O Mau". Obrigado pela visita e pela divulgação do blog.

Gostei da sua "TV a cabo sem cabo". Eu cheguei a rodar o frontend direto do CD do KnoppMyth num notebook acessando o backend via rede e ele não reconheceu a placa de som. O restante funcionou muito bem.

Também gostei de saber que sua configuração modesta para os padrões atuais (P3 500) roda bem o backend. Sempre me perguntam isso.

Quanto ao grabber, uso o TVxb. É para Windows, mas roda bem via wine e não é tão sensível a mudanças de lay-out no site de origem como os grabbers do xmltv. Este post descreve como instalei aqui.

Mantenha contato!

Davi Dalben disse...

Tonyldo,

Como tudo, depende. ;-)

Existem placas que já vêm com um IR-Blaster, mas nunca vi uma para vender no Brasil. Acho que o melhor é seguir os esquemas que tem no site do lirc (se você não souber montar circuitos eletrônicos, peça a qualquer amigo que conheça um pouco de eltrônica que monte para você - os circuitos são bem simples).

Para "ensinar" o lirc a controlar seu receptor de TV por assinatura, mais uma vez, depende: alguns controles remotos já foram decodificados e o arquivo de configuração está no site do lirc (ele vem com o pacote de instalação). Procure pelo nome do equipamento (não pela operadora de TV).

Caso ainda não exista um arquivo de configuração pronto, você precisará montar o receptor do lirc e executar um utilitário de configuração (não me lembro o nome, mas está na documentação do lirc). Ele vai pedir que você pressione cada tecla do controle remoto e criará um arquivo com os códigos que o controle gera. Esse será o arquivo de configuração que você usará para enviar os sinais, via IR-Blaster, para seu decodificador.

Um abraço e obrigado pela visita.

Davi Dalben disse...

Nossa. Temos quase um fórum!

Legal sua configuração, Tonyldo. Não se esqueça do HD. 120GB, no mínimo. Apesar que, no caso da wintv pvr, o arquivo já vai sair em MPEG2, então pode ser que suas gravações ocupem menos espaço que as minhas.

Ligue o monitor LCD sem medo. Você vai poder selecionar em tempo real se quer assistir em 4:3, wide, 4:3 com zoom ou wide com zoom usando somente um botão do controle remoto (é a tecla "z", se não me engano).

E, se sua motherboard tiver som 5.1, vai ter tudo isso com som de cinema!

E nos conte sobre seus progressos.

Lobato disse...

Que tal fazer logo um forum? :)

Vim bater aqui nesse blog procurando por como configurar uma Pixelview Play TV Pro Ultra no Knoppmyth. Pensei que ele tinha detectado na instalação, mas quando tento clicar em "watch tv", ele diz que o backend não está rodando. Se dou um telnet pra máquina e rodo manualmente o mythbackend ele diz "could not get inputs for the capturecard". Você teria alguma idéia do que posso fazer pra resolver isso? :)

Valeu e parabéns pela iniciativa!

Davi Dalben disse...

Lobato,

Antes de mais nada, veja se sua placa foi decetada corretamente. Via telnet ou abrindo um xterm na máquina (Alt-X), execute o comando dmesg | less e procure pelas mensagens do driver (procure por bttv). Se a detecção estiver ok, o nome da placa estará lá. Se estiver com nome errado ou "generic", você terá que configurar o driver em /etc/modprobe.conf ou /etc/mythv/modules/bttv (ou algo assim, estou longe da máquina agora).

Depois que a placa estiver sendo reconhecida, você precisará configurar o backend. No HTPC, tecle Alt-S para abrir o setup e configure as entradas e os canais. O knoppmythwiki tem bastante informação sobre isso.

Quanto ao fórum, é uma questão de disponibilidade. Se alguém quiser montar e manter um fórum, será bem-vindo. No momento, eu não teria condições de fazê-lo.

Um abraço e obrigado pela visita!