07 janeiro 2007

R5E50: Muito Além do que Parecia

Realmente houve um avanço muito grande na versão R5E50 do KnoppMyth. O changelog, apesar de curto, demonstra alterações radicais na distribuição.

Em primeiro lugar, aspectos mais técnicos: novo kernel e x.org no lugar do xfree86, além, claro, da correção de diversos bugs. Resultado: ao menos teoricamente, suporte a mais hardware (inclusive HDs sata durante a instalação) e melhoras no plug-and-play de CDs, DVDs e pen-drives (ou semelhantes). Algo que ainda terei que testar em meu PVR.

No aspecto "user experience", também algumas novidades boas: os já citados Mythtv 0.20, novos temas e o cliente do folding@home vieram acompanhados do "web remote", um controle remoto completo acessível
através da rede (inclusive internet) a partir de qualquer browser, inclusive de um PDA ou celular. Muito legal!

Mas o que me surpreendeu mesmo foi a evolução da opção "Internet Stream" que existia na versão anterior. Agora ela mudou para "Internet Streams", uma mudança sutil, mas que incluiu, além do já aqui comentado MythStream, duas novas aplicações geniais:

A primeira é um script para assistir diretamente (e em tela cheia) a programação da GBStv, um "canal" de TV que transmite 24h por dia pela internet os videos enviados por qualquer um que se cadastre no site. Ainda não tive tempo de analisar a programação, mas a diversidade cultural deve ser o forte aqui.

A segunda é o Democracy Player, uma aplicação "matadora": uma infinidade de "canais" para você "assinar" e assistir através do download de videos colocados à nossa disposiçao através de feeds RSS. Ele tem ainda uma página de pesquisa que traz videos do YouTube, Google Video, Yahoo! Video, Revver, etc... Tudo isso em uma interface consistente que permite que você escolha o que quer assinar, veja se tem algum video novo, faça o download (sob seu comando ou automaticamente) e toque os vídeos dentro do player ou em tela cheia. Estou explorando e gostando muito do que estou vendo. Recomendo!

Só não tentei descobrir ainda se dá para operá-lo pelo controle remoto. Só falta isso para que eu mergulhe de vez na Democracia. :-) Por enquanto, só com mouse, fio, sentado perto do monitor...

2 comentários:

Anônimo disse...

seria possivel nos comunicarmos para trocar idéias sobre o MythTV??

Davi Dalben disse...

Claro! Poste outro comentário (que não será publicado) com seu e-mail.