05 janeiro 2007

R5E50 + Pixelview + lirc: sem compilar nada!

Eu estava equivocado com relação à forma de fazer o controle remoto funcionar no meu sistema. Não é necessária nenhuma compilação e, portanto, não preciso dos fontes do kernel.

Depois de ler alguns posts no fórum, simplesmente alterei duas linhas do arquivo /etc/lirc/hardware.conf :

DEVICE="/dev/lirc0"
MODULES="lirc_dev lirc_gpio"

Foi só dar um boot e pronto! Controle remoto funcionando!

Agora vou atrás das bibliotecas do DeCSS. O pessoal nos EUA está com muito medo de ser processado por incluir em seus produtos software que "facilite" a pirataria. Então, nesta versão, nem o script de instalação automática do DeCSS foi incluído. Voltemos ao Google...

4 comentários:

MundoComplicado disse...

Olá Davi,
Muito bom seu blog, acompanho regularmente sua luta com o KnoppMyth, estou juntando coragem ($) para montar meu pvr e por isso sinto falta de mais algumas informações, principalmente porque minha placa de captura é igual a sua. Vc usa o controle que veio com a placa ou usa um controle remoto de terceiros? A PixelView é reconhecida logo de cara ou tem que pegar um atalho? Falou!!! Boa sortte para nós!!

Davi Dalben disse...

Obrigado, Juarez.

Eu uso o controle que veio com a placa. Nos testes que eu fiz descobri que parte do processamento dos sinais IR é feito pela placa (por hardware) e elá só reconhece o controle que a acompanha. Tenho planos de montar um receptor IR serial para poder usar um controle com mais teclas, mas ainda são planos.

O Knoppmyth não reconhece a placa logo de cara. Depois das configurações iniciais é preciso alterar o conteúdo do arquivo /etc/mythtv/modules/bttv para:

alias char-major-81 videodev
alias char-major-81-0 bttv
options bttv card=139 radio=1 tuner=43

Ah! E não precisa muita "coragem", não! ;-)

Estou com meu bom e velho Athlon XP 2400 com uma nVidia FX 5200, 256MB de RAM e 80GB de HD e ainda não tive problemas de performance.

Boa sorte no projeto!

Anônimo disse...

Ola Davi!
Gostaria de saber se o R5E50 reconhece e roda bem com a placa de captura Encore ENL-TV-FM.

Grato!

Davi Dalben disse...

Olá, Carlos A.

Obrigado pela visita!

Fiz uma pesquisa rápida no Google e encontrei casos de sucesso e de fracasso com essa placa em Linux. Você terá de pesquisar também.

Uma dica que vi num fórum é utilizar os comando abaixo para testar (com root):

# modprobe -r bttv
# modprobe -r tuner
# modprobe -r saa7134
# modprobe bttv
# modprobe saa7134 card=3 tuner=39

Se você já está com a placa em mãos, tente isso e veja no que dá. Use o dmesg para ler o resultado da carga dos drivers.

Ao que me parece, a placa funcionará, mas vai depender da sua perseverança em descobrir como fazê-lo.

Boa sorte!