04 janeiro 2007

GB-PVR - uma altenativa proprietária

Hoje recebi um comentário interessante (não que os outros não fossem) do Marcelo Ponce Carvalho dizendo que ele usa um sistema chamado GB-PVR. Fui até o site e gostei do que vi. Se eu tivesse um HD disponível, instalaria para ver como funciona.

Ele tem muitas características semelhantes às do Mythtv: dá para assistir TV "ao vivo" (com direito a pausa e retrocesso), tem um guia de programação baseado em xmltv e banco de dados, possui inúmeros plugins e ferramentas para aumentar as possibilidades de entretenimento do sistema.

Uma coisa que não vi nos screenshots foi a possibilidade de busca de programas por ator, diretor ou palavra chave, algo que uso no Mythtv. E a ferramenta de corte de comerciais é baseada no código do Mythtv, ou seja, ponto positivo para o software livre e para quem sabe utilizá-lo.

Eu acho que o GB-PVR pode ser interessante para quem se sente melhor no mundo Windows, com todas suas vantagens e desvantagens. Só que custa mais:

Em primeiro lugar, você precisará de um Windows XP ou 2000, que costuma vir com a máquina quando você compra uma. Senão, vai ter que pagar por ele (olha a ética!). E vai ter que rodar firewall, anti-vírus, anti-spyware, anti-trojan e tudo aquilo que deixa a máquina se arrastando quando usamos Windows (eu uso, então sei como é). E, como uso um Athlon XP 2.4 com 256MB de RAM para o KnoppMyth, acho que teria que investir em hardware para fazer este software funcionar bem.

Além disso, o software é proprietário. Ou seja, se, de uma hora para outra, o autor decidir que não vai mais dar suporte a ele e não quiser publicar os fontes, teremos uma legião de usuários órfãos, como sempre aconteceu com os softwares proprietários. Um risco a considerar.

Mas, como eu disse, para quem se sente melhor assim, vale a pena tentar!

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que vi, o GP-PVR temo inconveniente de não aceitar placas baseadas em BT878.

Marcelo Ponce disse...

Aceita sim. Pesquisando no forum vc acha um plugin que permite usar qualquer placa que tenha drivers "wdm", eu uso uma pixelview com este plugin, mas o chipset eh o cx8(nao me lembro do resto agora:)).

Mas sem isso ele soh suporta placas com hardware MPEG2 encoders, e no Brasil eu soh via as ATI 550 pra vender ateh hoje.

Infelizmente, as tao famosas Hauppage nao existem por aqui nem em importadores.

Marcelo Ponce disse...

Ahh, e as tags que o guia de progamacao usa sao: icones, titulo, subtitulo e descricoes. Nao tem como procurar por diretor ator etc.

O plugin a que me referi no outro comentario eh o WDM Recorder Plugin, e minha placa de captura eh uma Pixelview PlayTV Pro Ultra, com chipset CX23883.

O GB-PVR nao eh uma solucao tao completa quando o Myth, mas pode servir, achei bem mais simples que o MediaPortal e um pouco mais estavel.

MundoComplicado disse...

Estou testando o MediaPortal e achei melhor que o GP-PVR, em primeiro lugar é OpenSource e tem mais opções e flexibilidade. Por ser gratuito poderiam abrir o código e expandir o projeto, mas... Outra coisa é que a interface do MediaPortal é muuuito mais bem acabada e bonita que o GP-PVR.