12 outubro 2007

I want my TiVo!

Quem já pesquisou um pouco sobre PVRs deve saber o que é um TiVo. Se você não sabe, trata-se de um conjunto de máquina e software que deu início à revolução pela liberdade de escolha dos telespectadores de TV.

Com um TiVo, você recebe em sua casa, pela internet, a programação dos canais de TV que consegue sintonizar e escolhe quais irá assistir, não importa em que horário passem. Quando chegar a hora do programa, o TiVo sintoniza o canal correto e o grava num HD. Depois você vê o que tem gravado e assiste. De uma forma bem simples e prática.

Só tem um detalhe: o software TiVo só "conhece" a programação dos canais de TV dos Estados Unidos e Canadá. Ou melhor, só conhecia...

Hoje eu recebi um contato do Jáder Marasca, idealizador do projeto Br TiVo. Ele hackeou o software da TiVo e conseguiu montar um servidor brasileiro de programação de canais de TV para aparelhos que ele modifica (só o software). E o melhor: gratuitamente (o TiVo original cobra assinatura mensal para o download da programação).

Os aparelhos que ele consegue "nacionalizar" são modelos antigos de TiVo, que são encontrados à venda no e-bay por valores muitos baixos (menos de 100 dólares) mas que, por enquanto, precisam ser enviados para Porto Alegre (RS) para a alteração no software. De qualquer forma, parece um investimento que vale a pena: você terá uma máquina silenciosa, muito fácil de usar e com um design que combina com o restante dos aparelhos do seu home-theater. Se você está pensando em um PVR apenas, sem os outros recursos do KnoppMyth, leve esse projeto em consideração.

Afinal, existem várias formas de ser livre!

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi,

Acompanho seu blog e estou montando um DVR usando Ubuntu + MythTV.

Queria saber se você usa um ir blaster e se teria alguma dica de como fazer funcionar. Já monei um, mas estou achando muito complicada a configuração.

Davi Dalben disse...

Olá, Fabio.

Antes de mais nada, obrigado pela visita.

Eu nunca montei um IR-Blaster, mas já conversei com algumas pessoas que conseguiram fazer um funcionar seguindo este tutorial:

http://losdos.dyndns.org:8080/public/mythtv-info/MythTV_DISH_IR_LED_TX_via_Modified_LIRC.html

Se você montou um IR-Blaster serial, você pode configurá-lo durante a prórpia instalação do KnoppMyth. O instalador pergunta em que porta e qual dispositivo você vai controlar.

Se o dispositivo não estiver na lista, use as ferramentas do lirc para criar um arquivo de configuração para o controle remoto dele e use esse arquivo como configuração do blaster (/etc/irblaster/irblasterd.conf).

Na configuração dos canais você vai colocar o número que o Mythtv terá que enviar pelo Ir-Blaster quando o canal for sintonizado.

É uma configuração extensa, mas vale a pena, já que será feita uma vez só.

Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Bom dia Davi

Dia desses descobri seu blog, encontrei aqui informações muito úteis e decidi usar as informações. Comprei uma placa de captura e tudo mais que foi necessário, instalei o mythbuntu-7.10, e tudo foi indo bem, só que agora tenho um problema.
Minha fonte de tv é a sky e eu só consigo acessar um canal por vez. Existe alguma maneira de acessar a mais de um canal para assitir a um e gravar outro ou ainda para gravar a dois canais ou mais ao mesmo tempo?
Se puder ajudar fico grato. Abraços Marcos Cotrim

Davi Dalben disse...

Olá, Marcos!

Obrigado pela visita!

Por vias "normais", para você conseguir capturar (seja para assistir ou gravar) mais de um canal ao mesmo tempo precisará de mais de uma placa de captura e mais de um decodificador Sky. Pense no Mythtv como um videocassete, ok? A recepção dos canais funciona da mesma forma.

No entanto, sugiro que você visite o blog do Jaelson, o MythtvBR (tem um link para lá no meu blog), e tente falar com ele. Se não me engano, a Sky usa DVB para suas transmissões. Existem placas receptoras de DVB, onde você vai ligar diretamente a antena da Sky e poderá sintonizar simultaneamente os canais que estiverem no mesmo transponder. Só não sei se o Mythtv tem suporte para isso.

De qualquer forma, o blog dele também tem muitas informações úteis sobre Mythtv.

Um abraço!

Anônimo disse...

De onde eles tiram os dados da programação? Estou terminando de escrever um grabber e estou puxando do site www.tvplus.com.br, até agora foi o mais completo que eu encontrei.

Davi Dalben disse...

Oi, Fábio.

Não sei de onde eles vão buscar os dados. Só sei que o Jáder criou um servidor próprio, compatível com o protocolo do TiVo.

Eu não conhecia o TV Plus, mas vi que ele é um dos muitos sites "Powered By Revista Eletrônica", que é quem fornece as grades "oficiais" de algumas TVs por assinatura. Em tese, qualquer site que tem convênio com a Revista Eletrônica apresenta os mesmos dados.

Realmente o site parece bem completo. Só não sei se responde com a rapidez necessária ao uso confortável de um grabber. Para que você tenha uma idéia, via TVxb, eu uso o Tudo no Ar (UOL) como fonte principal de informações. Baixo a programação de um dia de todos os canais da TVA digital em pouco mais de meia hora. Só que ele não apresenta a grade dos canais abertos. Então, no mesmo arquivo de configuração do TVxb, eu busco esses canais em outro site (agora não me lembro qual - estou longe da minha máquina), mas que demora pelo menos três vezes mais para transmitir as informações.

Por essa versatilidade do TVxb eu desisti de criar um grabber próprio. Boa sorte no seu.

Anônimo disse...

Terminei de escrever o grabber e já submeti ao pessoal do XMLTV, espero que esteja disponível logo. Leva cerca de 1 hora p/ baixar um dia de programação, mas puxa tudo: atores, descrição, país, etc.

Ultimamente ando fuçando no código-fonte do MythTV, já inclui umas adaptações no grabber p/ atender umas esquisitices do MythTV.

Também comecei um blog sobre o assunto.

Davi Dalben disse...

Legal, Fábio.

Estou sem tempo agora, mas vou fazer testes no seu grabber assim que possível.

O Jáder está fazendo alguns testes com a conversão da base de dados do BR-Tivo para XMLTV. Dê uma olhada no site dele, talvez vocês possam trocar algumas figurinhas.

Meu sistema vai passar por uma reconfiguração em breve. Quem sabe resolvo abandonar o TVxb e voltar para os grabbers XMLTV?

Um abraço!

Anônimo disse...

Ola Davi, trabalho com desenvolvimento de hardware de baixíssimo custo e estou em um projeto para PVR cliente e servidor. Gostaria de poder conversar a respeito. você tem Skype ou e-mail?

Desde já, agradeço pela atenção

Abç.

Davi Dalben disse...

Péricles,

Pode escrever para davinospam-blogger(arr)yahoo.com.br, mas eu só checo este e-mail uma vez por dia. Se precisarmos, depois te informo outro.

Att.