22 setembro 2009

TV Digital brasileira aberta (SBTVD) no Linux

Sabíamos que era só uma questão de tempo. E quem teve paciência em breve vai assistir a TV digital brasileira (SBTVD) no Linux usando Mythtv ou outro sistema livre para gravar seus programas em alta definição (é bom irmos economizando para um novo HD...).

A notícia eu li no BR-Linux. E o tutorial de quem conseguiu está aqui. Foi com uma PixelView PlayTV USB SBTVD, que só sintoniza TV Digital e não tem entradas A/V nem HDMI (então nada de aposentar a placa atual, por enquanto).

Com certeza vou demorar bastante tempo para colocar as mãos num brinquedinho desses (não está nas minhas prioridades, especialmente com a atual programação do SBTVD). Mas, para quem quer ficar up-to-date com as novas tecnologias, fica a dica.

8 comentários:

René Moraes disse...

Olá Davi.. tudo bem?
Vi que parou de escrever faz algum tempo, mas como só tive notícias do mythtv agora, resolvi entrar em contato.

Na verdade, sou usuário linux, faz apenas um ano... e como gostaria de montar um PVR comecei a fuçar e fiquei feliz demais com o seu blog.

Entretanto, hoje fui comprar uma placa da marca Hauppauge, muito bem comentada nos fóruns que pesquisei, e não encontrei em nenhum lugar aqui por São Paulo.

Gostaria de saber qual a placa que vc poderia me recomendar para um bom funcionamento do Mythtv em um Ubuntu?

Muito obrigado pela atenção.

Davi Dalben disse...

Desculpe-me pela demora na resposta.

Atualmente não recomendo nenhuma placa. Com a TV digital no ar e aparelhos 1080p a preço acessível, o ideal seria ter uma placa compatível com eles, mas ainda não encontrei nenhuma que seja fácil de instalar no Linux. Nem mesmo alguma com entrada/saída HDMI para uso com receptor externo.

Se quiser uma placa SD, procure alguma que tenha codificador mpeg por hardware e que seja compatível com Linux. Assim os arquivos ficarão bem menores sem perda de qualidade. Mas nem tente assistir numa TV 1080p. Não vai ficar legal.

Um abraço!

Samuel disse...

Quanto a entrada/saida hdmi existe a Blackmagic Intensity Pro. Mas ela utiliza muita CPU e se o conteúdo tiver HDCP você não vai conseguir copia-lo. Prefiro o Hauppauge HD PVR (externo) com ele você consegue copiar 1080i (ou 720p) utilizando video componente que é uma vantagem já que não sofre com o HDCP. Ele também aceita som 5.1.

Também estou querendo montar um PVR, no caso pesquisei e vi que a dobradinha Atom dual com ION da conta de tocar 1080p utilizando apenas 4-95 de CPU com VDPAU habilitado. Estou querendo montar um sistema mini-itx:

*ZOTAC IONITX-G-E Intel Atom 330 (1.6GHz, dual-core) NVIDIA ION Mini ITX
*APEX MI-008 Black Steel Mini-ITX Tower Computer Case 250W Power Supply
*AVS Gear GP-IR01BK Windows Vista Infrared MCE Black Remote Control
*Hauppauge HD PVR

Mas ainda tenho dúvidas quanto a placa de captura. Aqui ainda não tem tv digital (Jundiaí), o ideal seria uma placa hibrida mas acho que vai demorar para ter suporte no linux já que o SBTVD não vai ter muita procura fora do país.

Davi Dalben disse...

Samuel,

Concordo com você. Só será necessário criar uma nova configuração de IR-Blaster para ligar e desligar o HD PVR quando necessário.

Faz tempo que não olho para os conversores digitais. Tem algum que sintoniza também os canais SD? Se tiver, você não precisa de placa híbrida. Só o HD PVR será suficiente.

Ah! Tem alguém colocando HDCP no Brasil?

Samuel disse...

Net e Sky disponibilizam os canais abertos SD desde que eles estejam disponíveis na sua região.

Por enquanto ninguém está usando HDCP no Brasil (que eu saiba).

Acredito que nem precisa utilizar IR Blaster para ligar o HD PVR, acho que é possível controla-lo remotamente pelo cabo USB. E sei que é possível utilizar o controle remoto que vem nele para controlar o mythtv (ele envia os comandos via usb).

O interessante de ter uma placa de captura é eu poder gravar uma coisa enquanto assisto outra, já que se eu apenas utilizar o HD PVR vou precisar ficar assistindo o que estou gravando. (nada impede de utilizar o gravador da SKY/NET e depois, durante a noite, vc reproduzir o que gravou no receiver e ai sim gravar com o mythtv).

Davi Dalben disse...

Bem, com o HD PVR e uma placa SD interna será possível até mesmo gravar dois canais ao mesmo tempo.

Como não conheço o equipamento, não sei quem vai controlar quem, mas como há suporte para ele no MythTV acredito que não haverá problemas.

Boa sorte!

Marcellus® disse...

Aqui eu fiz uma gambiarra. Comprei um receptor BAK-2008H que vira um PVR depois de atualizar o firmware. Está ligado na entrada S-Video da minha placa de captura, tenho também um receptor S806 ligado na entrada de Video Composto da captura. Sem contar os canais normais que a placa já tem receptor. Só está me faltando um controle remoto com learning pra eu dispensar o monte de controles que ficam em cima da minha mesa, já que também tem do VHS e do gravador LG DR-175. Como não tenho TV com entrada HDMI, vai tudo pela antena mesmo. Na sala fica apenas o extensor do controle remoto.

Davi Dalben disse...

Marcellus,

É justamente com gambiarras como a sua que nos divertimos. Comprar tudo pronto não tem graça! ;-)

Você pode usar o Lirc (ou WinLirc) para "aprender" os comandos de todos os controles remotos e depois enviá-los a todos os aparelhos, sob a "batuta" de um controle único. Dá para fazer com um único IR-Blaster, desde que você distribua o sinal IR para todos os aparelhos, com extensores.

Um abraço!