28 fevereiro 2005

KnoppMyth R4V5

Antes, uma explicação:

Comecei a usar o KnoppMyth na versão R4V4, mais para testar e conhecer o sistema do que para outra coisa. A partir da versão R4V5 eu comecei a usar o sistema "prá valer" e a investir meu tempo na pesquisa de como configurar corretamente o hardware e o software (que continua até hoje). Esta mensagem é a primeira de uma série que eu guardei e que fornecerá o conteúdo inicial deste blog.

"Resolvi escrever. Assim organizo melhor as idéias.

Como você sabe, instalei o KnoppMyth R4V5 em casa. Segui, passo a passo, os procedimentos recomendados:

1 - Efetuei back-up dos dados da versão instalada (R4V4). Ao invés de usar um dos ítens do menu que existe para isso, fui pela linha de comando. O KnoppMyth, na instalação, cria uma pequena partição no HD só para fazer esse back-up. Como usuário mythtv (que é sudoer), uma penca de erros. Rodei como root e, aparentemente, tudo bem.

2 - Dei boot com o R4V5, mas não escolhi a opção fb800x600, como costumo. Selecionei o safe-upgrade, ele formatou o /dev/hda1 e instalou. Mas não gerou lilo e fiquei sem conseguir bootar. Esse problema você já conhece e já sabe como eu resolvi.

3 - Instalei os drivers da nVidia. Sem problemas.

Boot! R4V5 vive! Mas, que menu é esse? O cara que montou esta versão colocou os menus no liqüidificador e jogou em cima da mesa. Algumas coisas simplesmente desapareceram (como o MythMusic) e outras foram parar nos lugares mais estranhos (apareceram opções como "Media center", "Information center" e "Optical disks", agrupando coisas que eram separadas na versão anterior). Fiquei totalmente perdido.

Find daqui, ls dali, achei um .deb em /usr/src com o KnoppMusic. Instalei. Apareceu no menu (tive que procurar um pouco). Aí fui ripar um CD. Nada. Tentei tocar um CD. Nada. DVD? Nada. Nenhuma mensagem de erro (não tenho paciência para ficar procurando coisas em logs). Só sabia que, como root, tinha conseguido montar o CD.

Aí fui checar as permissões. O usuário mythtv não tinha acesso a leitura em /dev/scd0. Aí fica difícil, né? chmod +r e pronto! O drive "voltou" a funcionar.

Mas ainda estava inconformado com os menus. Procurei mais um pouco e achei um mainmenu.xml.r4v4 no disco. Salvei o mainmenu.xml e renomeei aquele arquivo. Bingo! Meus queridos menus estavam de volta!

Agora falta continuar de onde tinha parado antes do upgrade: inserir videos no banco de dados sem ter que copiar o arquivo para o HD e fazer aquela placa de TV funcionar direito.

Depois eu conto o resto."

Nenhum comentário: