28 fevereiro 2005

Mais Myth

"É claro que eu não ia agüentar ficar 5 dias em casa sem fuçar no Mythtv. Só que, por causa da dor nas costas, fiz pouca coisa.

Na primeira mexida me concentrei em fazer a placa de TV funcionar. Depois de seguir três tutoriais baixados do fórum do Kurumin e um do Linux-BR, desisti. A coisa é bem pior do que eu pensava.

Minha hipótese é que a Pixelview tem mais de uma versão para o mesmo modelo de placa. Em alguns tutoriais falava-se para configurar como "modelo 50", outros "70" e um outro "72". Esse "modelo" depende do chipset usado e eu não estava em condições de desmontar o micro para ver se descobria qual é o da minha placa. Resumo: no Kurumin a placa sintoniza os canais, porém em branco e preto (NTSC, talvez). Nem tentei fazer o som funcionar.

Como eu terei que fazer um IR Blaster de qualquer forma para receber os canais da TVA através do decodificador (pela entrada video-in), resolvi deixar de lado essa placa, por enquanto. Vou ter que montar o hardware e me concentrar na configuração do LIRC para controlar o decodificador da TVA. Problema: não encontrei nos arquivos do LIRC um arquivo "pronto" com os códigos desse decodificador (Jerrold - TOCOM). Vou ter que fazer o LIRC aprender a controlá-lo (já viu, né?).

Aí, no dia seguinte, resolvi scannear umas fotos das crianças. E, já que estava com os arquivos, movi tudo para o MythGallery. Cara, o software é dez! É só colocar as fotos no diretório certo (tem função importar - que pode buscar direto da câmera digital se o automount estiver configurado ou de um compartilhamento de rede devidamente montado) e ele cria thumbnails automaticamente. Você escolhe a foto pelo thumbnail e dá um enter para vê-la em tela cheia. Com as setas vai para a próxima e a anterior ou, se preferir, dispara um slideshow das fotos de um determinado diretório (o slideshow não entra em subdiretórios).

O mais legal são as transições open-gl que o slideshow faz. Parece coisa de profissional. Deixei em "random" para não enjoar de ver sempre o mesmo efeito. Muito bom!

Aproveitei para pesquisar um pouco sobre Kodak Photo-CD. "Photo-CD" é um serviço da Kodak criado há uns 10 anos ou mais que scaneia negativos direto em CD-R. Com um detalhe: o formato é proprietário. "Photo-CD" também é o nome de um aparelho onde você coloca esse CD-R e vê as fotos na TV ou as imprime. Mas existem alguns problemas.

Por exemplo, o aparelho (acho que nem é fabricado mais - foi um fracasso de vendas) só aceita CDs criados pelos laboratórios da Kodak. A Kodak até fornece um software para criar photo-cd num gravador comum, mas o CD-R tem que ser especial (parece que tem um código de barras no anel central que é lido pelo aparelho). E cada CD-R custa, pelo que eu li, uns US$ 5.00.

Outro problema é que só alguns fabricantes de DVD player incluíram a capacidade de ler photo-cd. Tem que pagar royalties para a Kodak. Atualmente, a maioria dos players lê jpeg direto.

Assim, a melhor forma de criar um CD-R para "tocar" as fotos em DVD player é gravar tudo em jpg, mesmo. E torcer para o player saber ler."

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi,

Eu gerei o .conf do LIRC p/ a TVA Digital, está disponível no meu blog:
http://www.red-cog.com/blog/?p=23

Anônimo disse...

Aprendi muito