09 maio 2005

KnoppMyth R5A15.1 - Primeira tentativa

Final de semana. Resolvi fazer o upgrade do KnoppMyth para a versão R5A15.1 (com pytv_grab_br_uol).

Boot pelo CD. Escolhi fb800x600 (estou usando a TV como monitor). No menu, escolhi auto-upgrade. Não fiz back-up do banco de dados da versão anterior (R4V5) porque queria começar com o banco zerado. Só me interessavam os arquivos de mídia que tenho no hd.

Instalação completa. Configurei rede sem problemas. Baixei e instalei o libdvdcss2. Com um pouco de dificuldade, consegui inserir os arquivos de mídia no banco de dados (deveria ser automático, mas só funcionou alguns boots depois). Tentei tocar video - nada.

Instalei os drivers da nVidia. Nada. Outra versão dos drivers. Nada. Pela linha de comando, o mplayer reclamou que não tem driver de saída de vídeo para a resolução escolhida. Forcei outras resoluções. Nada.

Reinstalei sem escolher fb800x600. O X11 não sobe. Reinstalei novamente com fb800x600. Mesmo problema. Deixei para lá.

Coloquei um DVD. Nada. Na log, o sistema estava reclamando que o MTD (deamon de transcodificação) não estava no ar. O MTD baixa as chaves para tocar o DVD, entre outras coisas. Tentei iniciar o MTD na linha de comando, e ele reclamou que não encontrou o diretório temporário. (Hoje, no fórum, descobri que é um bug da versão e que, teoricamente, é só criar o diretório que ele vai funcionar. Vou testar mais tarde.)

Tentei tocar um MP3. Nada. Nem olhei a log.

Tentei configurar o grabber. (Ainda) não há opção para os canais brasileiros no Mythtv (Li hoje no wiki que tem que rodar o grabber e o updatedatabase "por fora"). Tentei rodar o grabber manualmente, deu erro de execução. Parece que falta alguma biblioteca do python. Chequei as versões, tentei reinstalar, nada. Desisti. Sem grabber configurado, o mythbackend não sobe.

Concluindo: a máquina está parada. Versão alpha é versão alpha, mesmo. Agora não sei se volto para a V4R5 ou se tento consertar a V5R15.1. Acho que vai ser mais fácil voltar para a V4R5 e instalar o pytvgrab. Quando tiver tempo, vou tentar. Aí eu te conto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é o que (ainda) mata a adoção do Linux... Putz, será que é pedir
muito os caras criarem um programa de instalação e um sistema de
gerenciamento de serviços mais robusto? Enquanto continuar assim,
nunca vai sequer arranhar o market share do Windows...

Davi Dalben disse...

É o velho problema do hobbismo. No caso do KnoppMyth dois caras se juntaram para fazer um sistema para eles, que funcionasse bem nos EUA, com o hardware deles. E isso eles fizeram. Aí contaram para outro amigo e por aí foi.

É feqüente ler no fórum os desenvolvedores dizendo: "Eu não tenho broadband aqui" ou "Nunca usei IRBlaster". Não ter uma empresa interessada no desenvolvimento dá nisso. E, quando alguma aparece, acaba puxando a brasa para o seu hardware, seu país, seus clientes.

Mas "eu sou brasileiro e não desisto nunca". ;-)