12 maio 2005

KnoppMyth R5A15.1 -> R4V5 - O Rollback

Resolvi parar de dar murro no R5A15.1 e reinstalar o R4V5 (que funcionava perfeitamente, com exceção da placa de TV e do guia de programação) e, futuramente, tentar alguma R5 mais estável.

Boot com CD. Nenhuma opção especial. Instalei meio "às cegas", tentando decifrar o que estava escrito na tela da TV (nas R4 a letra é muito pequena para ler na TV - nas R5 isso melhorou). Na hora de instalar xine e libdvdcss... ftp.de.debian.org fora do ar! ~:-/ Pensei em alterar o sources.list. Sabe qual é o único editor que vem com o R4V5? vi! Como eu me recuso a mexer nesse treco, fiquei lendo os fóruns do KnoppMyth e meus e-mails por algum tempo.

Lá pela meia-noite o ftp voltou a funcionar. Instalei libdvdcss mas a instalação do xine ainda dava erro 404. Tentei abrir um DVD com mplayer, via ssh. Nada. Erro que não dava para saber se era na libdvdcss, no mplayer, no dvd (mídia) ou no /dev/dvd. Passeando mais um pouco pelo fórum, descobri que o R4V5 vem com um script que instala libdvdcss automaticamente. Removi a que eu tinha instalado e rodei o script. Mesmo erro (mas eu deixei de me preocupar com a libdvdcss). Tentei com outras mídias e nada.

Meia-noite e pouco consegui instalar o xine. Mesmo erro do mplayer. Só sobrou o /dev/dvd para investigar.

Mais um pouco de pesquisa no fórum e descobri vários usuários com erro de permissão. Em casa, o /dev/dvd era um simlink para /dev/scd0, que pertencia ao root e ao grupo utmp0 (ou algo parecido). Só que o usuário mythtv está no grupo cdrom, que deveria ser o grupo do /dev/scd0. chgrp e pronto! xine por ssh tocou o dvd na tela do home theater.

Só ficou uma coisa estranha: se eu navegar nos menus do mythtv e mandar tocar o dvd, não funciona; se eu abrir um ssh com o usuário mythtv e mandar rodar o xine no display :0.0 roda sem problemas. Quem sabe depois de alguns boots a coisa vai no lugar? ;-)

Pelo menos a diversão de hoje e amanhã está garantida. Mesmo que eu tenha que iniciar o xine na linha de comando, as crianças poderão assistir os filmes que escolherem. Depois eu azeito as coisas e tento instalar pytvgrab manualmente.

Mas dificilmente vou tentar outra versão alpha do KnoppMyth nessa máquina. Quem sabe na R5 final? Talvez a melhor estratégia seja ter um segundo hd para fazer esses testes. Se funcionar, depois é só transferir os arquivos de um para o outro. Se não funcionar, nada foi perdido.

Nenhum comentário: