28 fevereiro 2005

Mais Myth

"É claro que eu não ia agüentar ficar 5 dias em casa sem fuçar no Mythtv. Só que, por causa da dor nas costas, fiz pouca coisa.

Na primeira mexida me concentrei em fazer a placa de TV funcionar. Depois de seguir três tutoriais baixados do fórum do Kurumin e um do Linux-BR, desisti. A coisa é bem pior do que eu pensava.

Minha hipótese é que a Pixelview tem mais de uma versão para o mesmo modelo de placa. Em alguns tutoriais falava-se para configurar como "modelo 50", outros "70" e um outro "72". Esse "modelo" depende do chipset usado e eu não estava em condições de desmontar o micro para ver se descobria qual é o da minha placa. Resumo: no Kurumin a placa sintoniza os canais, porém em branco e preto (NTSC, talvez). Nem tentei fazer o som funcionar.

Como eu terei que fazer um IR Blaster de qualquer forma para receber os canais da TVA através do decodificador (pela entrada video-in), resolvi deixar de lado essa placa, por enquanto. Vou ter que montar o hardware e me concentrar na configuração do LIRC para controlar o decodificador da TVA. Problema: não encontrei nos arquivos do LIRC um arquivo "pronto" com os códigos desse decodificador (Jerrold - TOCOM). Vou ter que fazer o LIRC aprender a controlá-lo (já viu, né?).

Aí, no dia seguinte, resolvi scannear umas fotos das crianças. E, já que estava com os arquivos, movi tudo para o MythGallery. Cara, o software é dez! É só colocar as fotos no diretório certo (tem função importar - que pode buscar direto da câmera digital se o automount estiver configurado ou de um compartilhamento de rede devidamente montado) e ele cria thumbnails automaticamente. Você escolhe a foto pelo thumbnail e dá um enter para vê-la em tela cheia. Com as setas vai para a próxima e a anterior ou, se preferir, dispara um slideshow das fotos de um determinado diretório (o slideshow não entra em subdiretórios).

O mais legal são as transições open-gl que o slideshow faz. Parece coisa de profissional. Deixei em "random" para não enjoar de ver sempre o mesmo efeito. Muito bom!

Aproveitei para pesquisar um pouco sobre Kodak Photo-CD. "Photo-CD" é um serviço da Kodak criado há uns 10 anos ou mais que scaneia negativos direto em CD-R. Com um detalhe: o formato é proprietário. "Photo-CD" também é o nome de um aparelho onde você coloca esse CD-R e vê as fotos na TV ou as imprime. Mas existem alguns problemas.

Por exemplo, o aparelho (acho que nem é fabricado mais - foi um fracasso de vendas) só aceita CDs criados pelos laboratórios da Kodak. A Kodak até fornece um software para criar photo-cd num gravador comum, mas o CD-R tem que ser especial (parece que tem um código de barras no anel central que é lido pelo aparelho). E cada CD-R custa, pelo que eu li, uns US$ 5.00.

Outro problema é que só alguns fabricantes de DVD player incluíram a capacidade de ler photo-cd. Tem que pagar royalties para a Kodak. Atualmente, a maioria dos players lê jpeg direto.

Assim, a melhor forma de criar um CD-R para "tocar" as fotos em DVD player é gravar tudo em jpg, mesmo. E torcer para o player saber ler."

KnoppMyth R4V5

Antes, uma explicação:

Comecei a usar o KnoppMyth na versão R4V4, mais para testar e conhecer o sistema do que para outra coisa. A partir da versão R4V5 eu comecei a usar o sistema "prá valer" e a investir meu tempo na pesquisa de como configurar corretamente o hardware e o software (que continua até hoje). Esta mensagem é a primeira de uma série que eu guardei e que fornecerá o conteúdo inicial deste blog.

"Resolvi escrever. Assim organizo melhor as idéias.

Como você sabe, instalei o KnoppMyth R4V5 em casa. Segui, passo a passo, os procedimentos recomendados:

1 - Efetuei back-up dos dados da versão instalada (R4V4). Ao invés de usar um dos ítens do menu que existe para isso, fui pela linha de comando. O KnoppMyth, na instalação, cria uma pequena partição no HD só para fazer esse back-up. Como usuário mythtv (que é sudoer), uma penca de erros. Rodei como root e, aparentemente, tudo bem.

2 - Dei boot com o R4V5, mas não escolhi a opção fb800x600, como costumo. Selecionei o safe-upgrade, ele formatou o /dev/hda1 e instalou. Mas não gerou lilo e fiquei sem conseguir bootar. Esse problema você já conhece e já sabe como eu resolvi.

3 - Instalei os drivers da nVidia. Sem problemas.

Boot! R4V5 vive! Mas, que menu é esse? O cara que montou esta versão colocou os menus no liqüidificador e jogou em cima da mesa. Algumas coisas simplesmente desapareceram (como o MythMusic) e outras foram parar nos lugares mais estranhos (apareceram opções como "Media center", "Information center" e "Optical disks", agrupando coisas que eram separadas na versão anterior). Fiquei totalmente perdido.

Find daqui, ls dali, achei um .deb em /usr/src com o KnoppMusic. Instalei. Apareceu no menu (tive que procurar um pouco). Aí fui ripar um CD. Nada. Tentei tocar um CD. Nada. DVD? Nada. Nenhuma mensagem de erro (não tenho paciência para ficar procurando coisas em logs). Só sabia que, como root, tinha conseguido montar o CD.

Aí fui checar as permissões. O usuário mythtv não tinha acesso a leitura em /dev/scd0. Aí fica difícil, né? chmod +r e pronto! O drive "voltou" a funcionar.

Mas ainda estava inconformado com os menus. Procurei mais um pouco e achei um mainmenu.xml.r4v4 no disco. Salvei o mainmenu.xml e renomeei aquele arquivo. Bingo! Meus queridos menus estavam de volta!

Agora falta continuar de onde tinha parado antes do upgrade: inserir videos no banco de dados sem ter que copiar o arquivo para o HD e fazer aquela placa de TV funcionar direito.

Depois eu conto o resto."

27 fevereiro 2005

Mythtv - Uma nova forma de assistir TV

O objetivo deste blog é registrar e publicar minha experiência no uso do KnoppMyth, uma distribuição que facilita muito a instalação do Mythtv. Usuário deste sistema há mais de um ano, sempre tive grande dificuldade em encontrar documentação brasileira sobre o assunto, apesar de já ter conversado com outros usuários no país.

Minha intenção é escrever tudo de relevante que tenho feito para fazer o Mythtv funcionar no Brasil, indo desde a criação de um grabber xmltv específico para as emissoras brasileiras até configurações difíceis de encontrar, como a da popular placa Pixelview PlayTV MPEG2.

Como já sou usuário do KnoppMyth há mais de um ano, os próximos posts serão transcrições de mensagens de e-mail que tenho trocado com meu amigo Igor descrevendo os passos que me levaram até a situação atual. Portanto você pode encontrar aqui alguns comentários obsoletos, incompletos ou até mesmo incorretos sobre a configuração do sistema. Após publicar todas as mensagens trocadas sobre o assunto, passarei a escrever conteúdo "inédito" e atual.

E, se você também é usuário do Mythtv ou está interessado em utilizá-lo, entre em contato. Vamos criar uma comunidade brasileira em torno dele, trocar impressões e informações e, principalmente, nos divertir diante deste software que mudou meu jeito de assistir televisão.

Boa diversão a todos, é o que eu desejo.

Davi Dalben