06 junho 2006

Dois coelhos...

Uma possibilidade oferecida pelo Mythtv (mais precisamente, pelo Mythweb) da qual sempre gostei é conferir a grade de programação dos canais e programar uma gravação remotamente, usando um simples browser web.

O KnoppMyth já traz o Mythweb configurado para fazer isso, mas no meu caso específico havia o problema do roteador que uso para me conectar via ADSL. Eu acessava o Mythweb a partir de outra máquina na mesma rede, mas não conseguia acessá-lo a partir da internet.

Então esta noite resolvi ler um pouquinho sobre isso e ver o que era possível fazer. Em primeiro lugar, descobri que meu provedor ADSL (como a maioria) bloqueia a porta 80 do tcp-ip (porta do protocolo http - as páginas da web) para conexões "entrantes". Ou seja, não adianta configurar um servidor http na porta 80 porque a conexão não se completa. Pelos testes que fiz, a porta 81 também é bloqueada.

O segundo problema é que o endereço ip fornecido pelo provedor é dinâmico, ou seja, muda de tempos em tempos, o que me impede de ter um domínio (endereço web) comum.

O terceiro problema é que o roteador, por conter um firewall embutido, exige que eu configure cada tipo de conexão manualmente para evitar invasões à minha rede interna. Tudo em nome da segurança...

Resolvi atacar os problemas de baixo para cima: configurei o firewall para permitir acesso por outra porta que não estivesse sendo utilizada e alterei a configuração do Apache no KnoppMyth para responder por essa mesma porta. Depois assinei um serviço gratuito do Dyndns de "dns dinâmico" e instalei o cliente ddclient (dica: mudar, no arquivo de configuração, a linha "use=" para "web") e pronto! Já tenho acesso externo ao Mythweb do meu HTPC!

Só que, de lambuja, acabei ativando algo que eu nem mesmo sabia que existia: acesso via wap! Agora eu posso, em qualquer lugar onde estiver, usando meu celular, programar meu HTPC para gravar qualquer programa da grade, entre outras coisas, como checar o estado da máquina, por exemplo.

Cada vez eu me empolgo mais com esse sistema!

Nenhum comentário: