27 maio 2006

Impressões sobre a TVA Digital

Num dos comentários do post anterior o Roger pediu minhas impressões sobre a TVA Digital. Como já faz uns seis meses que estou usando, vamos lá.

Eu não tenho como avaliar tecnicamente o som nem a imagem, porque tenho em casa uma TV de 14 polegadas mono ligada em um dos decodificadores (no quarto das crianças) e o HTPC ligado no outro com um monitor Samsung SyncMaster 3 velho-pra-burro e duas caixinhas de som de vinte reais no micro. Mas posso dizer uma coisa: dependendo do programa e do canal, o som vem fora de sincronismo. Parece que o programa é dublado, quando não é. Fica bem esquisito.

Uma possibilidade que eu nunca testei é a saída coaxial de áudio digital. Dá para receber alguns canais em som 5.1, o que deve ser muito bom para quem tem um home-theater.

Também é possível, dependendo do programa, selecionar o idioma do áudio (até três opções) e o das legendas (sem elas ou em duas opções de idioma).

Quanto aos canais, tem quase tudo o que eu gostaria de ter. Mas, como não tenho muito tempo para ver TV, mesmo, está ótimo.

O guia de programação é bem legal, mas a interface é um pouco lenta. Especialmente porque ele baixa a programação quase "on-demand", ou seja, você entra no guia e tem que esperar um pouquinho para ver os programas que vão passar no dia seguinte, por exemplo. Às vezes ele responde com um "fim dos dados", mas isso é raro.

É possível ainda saber o que está passando (ou que vai passar) nos outros canais sem parar de assistir o canal atual. É uma maneira legal de "zapear", algo que eu sempre fiz.

Também é muito fácil programar o guia para sintonizar um determinado programa automaticamente, mas nada que se compare ao Mythtv. No decodificador da TVA, você tem que saber em que dia, hora e canal o programa vai passar, aí você o seleciona e configura um "alarme" para ele. Quando chegar aquele dia e hora, o decodificador sintoniza automaticamente o canal, mesmo que esteja desligado. Aí é só programar seu HTPC (ou videocassete, se for o seu caso) para gravar o programa no mesmo dia e hora.

Só tem uma coisa que me irrita: não dá para programar alarmes periódicos. Assim, se você quiser gravar uma série que passa num determinado dia da semana, tem que repetir a programação todas as semanas. Até os videocassetes mais antigos permitiam programações periódicas. Essa foi uma grande falha da TVA quando definiu as funcionalidades da TVA Digital. E eu ainda não consegui tempo para montar um IR-Blaster para resolver isso de uma vez por todas.

No mais, não tenho do que reclamar. A não ser do preço, é claro ;-).

3 comentários:

Anônimo disse...

[b] bom dia davii!
desculpe se estou falando isso no tópico mais recente...
vi sua materia nu guia do hardware, e sem duvida ela ficou fantastica!
ja tinha dado minhas fucadas no myth tv mas sua complexidade me assustou um poucoo, e quando ja tinha tirado ele da minha lista de experiencias eu vi seu artigoo!!
Estou com um pekeno projeto e por isso vou ve se consigo testas essa distro...so preciso d euma placa de tv primeru neh (nem tudo sao rosas.rsrs)

mas pode contar com meu total apoio, acho realmete triste q aki no brasil nao temos nenhum grabber, nao sei ainda como funciona corretamente, mas ja vou comecar a dar uma kbecadas por aii.

PARABENS PELA EXCELENTE MATERIA!
vc tem o meu apoio...

abracu! sucesso...^^


daniel "rypax"

Anônimo disse...

Ola Davi,

Eu tenho a TVA digital a pelo menos 1 ano. Realmente é superior a versão anterior da TVA, mas ainda faltam 2 coisas para ficar realmente bom.
1) A programação, com excessão das HBOs e alguns filmes nas MAXs são mono ou simplesmente stereo; somente alguns filmes nos canais citados são Bolby 5.1. Creio que a maioria, senão todos canais estrangeiros que a TVA distribui poderia gerar som melhor pois, sua programação é gerada nos USA e la usar Dolby 5.1 ou stereo é padrão.

2)O som é digital e realmente superior (quando o canal gera som em Dolby), mas a imagem ainda é inferior a um DVD ou no maximo igual ao bom Vide Cassete. Na verdade, a saida de video do decodificador é RCA e este tipo de saida não gera mais do que 240 linhas de definição enquanto um S-VIDEO gera ate 480 linhas e um DVD ligado com a Video Componete chega ate 720 linhas. No futuro, as High Definition chegará a 1080 linhas.

Em resumo, creio que a TVA digital trouxe melhoras ao som de alguns canais, mas eu creio que a TVA devia exigir dos canais que transmite melhor qualidade de som e tambem deveria montar em seu decodificador uma saida S-Video pelo menos, pois creio que a imagem seria melhor.

Unknown disse...

tentei instalar e jato da tva eles alegaram que no meu endereço nâo dava ,so que tenho vizinhos que tem relatei isso para eles da tva, nao acreditaram. fica aqui minha indignaçâo. muito obrigado. mario