27 maio 2006

Impressões sobre a TVA Digital

Num dos comentários do post anterior o Roger pediu minhas impressões sobre a TVA Digital. Como já faz uns seis meses que estou usando, vamos lá.

Eu não tenho como avaliar tecnicamente o som nem a imagem, porque tenho em casa uma TV de 14 polegadas mono ligada em um dos decodificadores (no quarto das crianças) e o HTPC ligado no outro com um monitor Samsung SyncMaster 3 velho-pra-burro e duas caixinhas de som de vinte reais no micro. Mas posso dizer uma coisa: dependendo do programa e do canal, o som vem fora de sincronismo. Parece que o programa é dublado, quando não é. Fica bem esquisito.

Uma possibilidade que eu nunca testei é a saída coaxial de áudio digital. Dá para receber alguns canais em som 5.1, o que deve ser muito bom para quem tem um home-theater.

Também é possível, dependendo do programa, selecionar o idioma do áudio (até três opções) e o das legendas (sem elas ou em duas opções de idioma).

Quanto aos canais, tem quase tudo o que eu gostaria de ter. Mas, como não tenho muito tempo para ver TV, mesmo, está ótimo.

O guia de programação é bem legal, mas a interface é um pouco lenta. Especialmente porque ele baixa a programação quase "on-demand", ou seja, você entra no guia e tem que esperar um pouquinho para ver os programas que vão passar no dia seguinte, por exemplo. Às vezes ele responde com um "fim dos dados", mas isso é raro.

É possível ainda saber o que está passando (ou que vai passar) nos outros canais sem parar de assistir o canal atual. É uma maneira legal de "zapear", algo que eu sempre fiz.

Também é muito fácil programar o guia para sintonizar um determinado programa automaticamente, mas nada que se compare ao Mythtv. No decodificador da TVA, você tem que saber em que dia, hora e canal o programa vai passar, aí você o seleciona e configura um "alarme" para ele. Quando chegar aquele dia e hora, o decodificador sintoniza automaticamente o canal, mesmo que esteja desligado. Aí é só programar seu HTPC (ou videocassete, se for o seu caso) para gravar o programa no mesmo dia e hora.

Só tem uma coisa que me irrita: não dá para programar alarmes periódicos. Assim, se você quiser gravar uma série que passa num determinado dia da semana, tem que repetir a programação todas as semanas. Até os videocassetes mais antigos permitiam programações periódicas. Essa foi uma grande falha da TVA quando definiu as funcionalidades da TVA Digital. E eu ainda não consegui tempo para montar um IR-Blaster para resolver isso de uma vez por todas.

No mais, não tenho do que reclamar. A não ser do preço, é claro ;-).

24 maio 2006

Artigo sobre KnoppMyth no ar!

Conforme anunciado e prometido, escrevi um artigo sobre o KnoppMyth que foi publicado no Guia do Hardware, criação de Carlos Morimoto (que também é pai do Kurumin Linux, a distribuição que eu utilizo no dia-a-dia).
Minha intenção com esse artigo é popularizar os PVRs e, principalmente, criar uma comunidade brasileira em torno do KnoppMyth (como é, aliás, o objetivo deste blog).
Críticas, correções e sugestões são benvindas e a divulgação do artigo me deixaria muito grato.
Espero que, assim, surjam alguns comentários interessantes às mensagens que posto aqui.

06 maio 2006

TVxb é Dez!

Depois de alguma pesquisa e uma atenta leitura na boa documentação do TVxb, consegui configurá-lo para baixar a programação de 99% dos canais que recebo pela TVA Digital, inclusive com informações sobre gênero, elenco, direção, título original e a sinopse dos filmes devidamente formatadas no arquivo xmltv que importo para o KnoppMyth.
Mesmo tendo que executá-lo através do wine (que mereceu atenção especial na instalação para não desmontar as dependências do KnoppMyth), o TVxb é fantástico e altamente customizável. Não sei se os autores pretendem portá-lo para Linux (nem sei em que linguagem é escrito), mas deveriam fazê-lo logo. Assim mais usuários de guias eletrônicos de programação poderiam ter acesso às grades das emissoras.
De qualquer forma, estou cada vez mais contente com meu PVR. Para comemorar, programei a gravação de uns 20 programas, baseado nas informações obtidas com o auxílio do TVxb. Os sites de programação brasileiros que se preocupem: tem um grabber funcional e poderoso na área!

02 maio 2006

Apelando...

Como é difícil manter as coisas funcionando por aqui... Agora que o grabber está funcionando bem (tive que criar o arquivo de configuração manualmente, mas a programação dos canais vem sem problemas) o site parou de publicar as grades. Assim, estou desde o meio da semana passada sem grade de programação no Mythtv.
Fui, então, pesquisar no site para saber se havia alguma previsão para a solução do problema com as listagens. Nenhum aviso a respeito, exceto um pedido de desculpas como resposta a uma das mensagens do fórum. Pesquisei então, no fórum, sobre "xmltv". Surpresa!
Tem um usuário interessado em andar com um guia de programação no bolso dentro de um Pocket PC. Em sua mensagem ele cita um tal de TVxb, um grabber um pouco mais inteligente que os que tenho visto e que se propõe a, a partir de alguns parâmetros, achar sozinho a programação de um canal dentro de um site. Só tem um problema: ele só roda no Windows.
Por curiosidade, pesquisei no fórum do KnoppMyth sobre esse programa e encontrei uma mensagem de um usuário com um tutorial completo sobre sua instalação e uso no KnoppMyth R5A16 usando wine. E o programa já tem alguns arquivos de configuração prontos para canais brasileiros (viva a comunidade!).
Segui o tutorial em outra máquina e o programa funcionou, ao menos no teste inicial (trazendo até mesmo a sinopse dos filmes). Estou agora baixando a programação de todos os canais que me interessam de outro site, este com atualizações mais freqüentes.
Ainda não instalei no meu PVR porque ao tentar instalar o wine via apt-get ele quer remover, instalar e atualizar arquivos demais para eu achar que vai continuar dando certo (talvez por eu estar utilizando a versão R5B7). Coloquei uma pergunta no fórum do KnoppMyth a respeito e vamos ver no que dá.
Será que agora vai?