13 setembro 2007

Guia rápido do mythtv-setup

Depois de algumas perguntas feitas pelo Antonio no post anterior, decidi responder com um novo post. Espero ajudar mais gente, já que as dúvidas sobre o setup do Mythtv são sempre recorrentes. Não vou entrar em detalhes, mas vou incluir alguns screenshots.

Para abrir o mythtv-setup no KnoppMyth, basta teclar Alt-s. Se você não usa o KnoppMyth, digite mythtv-setup na linha de comando. Como o idioma do meu mythtfrontend está configurado para Português, boa parte destas telas está traduzida. Se você configurou o seu para outro idioma (ou ainda não configurou), vá pela posição em que os campos aparecem na tela para não se perder.

A tela inicial do mythtv-setup é semelhante a esta (ela depende do tema selecionado):

Em "Geral" o único campo que talvez precise ser alterado é o "TV format" (na terceira tela) para PAL-M, caso seu PVR esteja exibindo imagens em preto e branco.

Em "Placas de Captura", caso a instalação não tenha feito, adicione sua placa de TV e selecione a "Entrada padrão" ("Television" ou "Composite1", dependendo do caso).

Agora a coisa pega. Em "Fontes de Video" você vai criar um cadastro com as possíveis origens dos programas que irá assistir. Crie uma nova fonte, escolha um nome para ela e não mexa em mais nada. Como eu nunca consegui fazer funcionar um grabber xmltv para os canais brasileiros, não me preocupo com isso. A programação é recebida "por fora", através de um script (veja nos outros posts deste blog).

Em "Ligações de Entrada" você vai associar uma Fonte de Video com a entrada de uma Placa de Captura. O nome que você escolher para esta Ligação de Entrada vai aparecer na tela quando você mudar a entrada enquanto estiver assistindo TV. Você pode, por exemplo, ter uma ligação para o seletor de canais da placa (entrada "Television") chamada "Canais abertos" ou "TV" e outra associada à entrada de video composto ("Composite1") para um receptor de TV a cabo, satélite ou outra fonte de sinal chamada "TV a cabo". Planeje um pouco antes de cadastrar essas ligações.

As configurações da Ligação "TVA" do meu PVR ficaram assim:

Eu nunca testei muito os botões "Scan for channels" e "Fetch channels from listings source" mas, a princípio, eles servem para incluir automaticamente os canais sintonizados pela placa e os que o grabber xmltv reconhece, respectivamente. De qualquer forma, mesmo usando esses botões, você terá que editar todos os canais para fazer alguns ajutes.

Então vamos à parte mais trabalhosa: o Channel Editor. Você terá que adicionar cada canal que desejar assistir no seu PVR, tomando alguns cuidados. Veja abaixo:

"Número do Canal" é o número que você vai digitar no controle remoto para sintonizar este canal. Se você tiver mais de uma fonte de video, tome o cuidado de não permitir que números coincidam entre elas.

"Callsign" é o nome que vai aparecer na tela quando o canal for sintonizado.

"Fonte de Video" é a fonte à qual este canal está associado.

"XMLTV ID" é a identificação do canal no arquivo xmltv. É através deste campo que o Mythtv fará a correspondência entre a programação baixada pelo grabber e a grade de canais existente no banco de dados. Preste bastante atenção.

A segunda tela da configuração de canais é assim:

O campo "Freqüência ou Channel" indica qual é o canal "real" que será sintonizado pela placa quando este canal for selecionado. Outro ponto que merece atenção.

Uma vez que todos os canais estejam adicionados, uma maneira bem simples de alterar algumas configurações é usar o MythWeb. A partir de outra máquina, acesse http://ip.da.sua.maquina/mythweb/settings/channels.

Depois de tudo isso, baixe a programação, rode o mythfilldatabase e divirta-se!

Espero ter ajudado.

6 comentários:

Alysson Costa disse...

Sou assinante NET tem algum endereço para baixar a programação automatica?

Alysson Costa disse...

Veja este link http://www.mythpvr.com/mythtv/distribution/mythdora/4/install-1.html

Tem videos com a instalacao.

Davi Dalben disse...

Alysson,

"Endereço", não. Mas dê uma olhada no meu post sobre o TVxb. Seria só uma questão de adaptar o arquivo .ini às suas necessidades.

Muito interessante o MythDora. Instalador gráfico, configuração do back-end durante a instalação, possibilidade de escolha do gerenciador gráfico, mais emuladores de jogos (eles precisaram de 2 CDs - ou um DVD).

Só assusta um pouco o processo de atualização de versão, mas é um software em pleno desenvolvimento, então isso é compreensível.

Quando puder, vou testar. Obrigado pela dica. Ah! E pela visita também!

Um abraço!

Anônimo disse...

Davi,

Primeiramente parabéns pelo blog.
Estou há algum tempo com o mythtv instalado e fazendo testes com a NET, tenho uma hauppage pvr500 e uso a entrada de canais no tunner 1 da placa, só que usei a opção de "scan for channels" pois eu nao sei qual é a frequência de cada canal. Só que a imagem não fica boa, ela fica colorida e tudo, sem chuviscos, mas fica granulada bem diferente de como aparece direto no receptor... já testei a placa no windows e funciona como na TV, só que pelo mythtv tem muita perda de qualidade.. você sabe se tem alguma forma de eu melhorar isso?
Ele detecta todos os canais no "scan.." só que com qualidade inferior.
Obrigado!
Djonny

Davi Dalben disse...

Olá, Djonny!

Antes de mais nada, obrigado pela visita. Fico feliz em saber que, mesmo parado há tanto tempo, o blog ainda ajuda os usuários do Mythtv. Estou absolutamente sem recursos para atualizações, mas tento responder a todos os comentários.

Para melhorar a imagem, uma opção seria testar os controles de cor, brilho, contraste e saturação que existem em cada canal, mas não posso afirmar.

Em casa também há uma grande diferença entre o que sintonizo pela TV e o que gravo usando a entrada "TV" da placa, então optei por usar o sintonizador digital da NET em conjunto com a entrada "Composite" (Video Composto). Desse jeito a imagem melhorou bastante.

Nesse caso, o ideal seria fazer um IR-Blaster para que o Mythtv controle a sintonia dos canais no sintonizador da TV a cabo, mas dá para se virar sem ele, com um pouco de trabalho.

Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Davi!

Consegui melhorar bastante a imagem da minha TV com esse tutorial:
http://wiki.linuxmce.org/index.php/Pvr-150_picture_quality_guide

A minha no caso eh uma PVR 500.

Agora só estou apanhando para fazer funcionar pelo composite, mas estou evoluindo :)

abraço