13 setembro 2007

KnoppMyth R5F27

Quem me avisou foi o Jaelson, do PVR Brasil: a versão R5F27 do KnoppMyth já está disponível!

No changelog, muitas coisas interessantes (talvez algumas já existissem, mas eu não sabia):

  • Mythtv 0.20.2-fixes;
  • Atualização dos módulos V4L e DVB (e todos os outros módulos importantes);
  • Novos temas;
  • Suporte a bluetooth, inclusive para uso de um controle do Wii como controle remoto;
  • Suporte às streamings das rádios por satélite operadas pela Sirius e XM;
  • Adição de um player MP3 em flash no MythWeb;
  • Adição de streams em flash no MythWeb para os programas gravados (no estilo YouTube);
  • Inclusão do wine na instalação com suporte ao Joost (e ao TVxb - oba!);
  • Inúmeras correções e atualizações.
Já vou baixar a minha cópia. Assim que sobrar um tempo, instalo e coloco aqui minhas impressões.

2 comentários:

tony disse...

Obrigado pelo post anterior Davi. Acho q já entendi como eh o setup do MythTV. Mas estou escrevendo esse comentario pra relatar minha experiencia até agora. Fique a vontade pra publicar no seu blog pode ser de ajuda pra outras pessoas...

Comecei minha aventura pelo mundo do KnoppMyth montando o hardware necessario, como a ideia inicial era ligar o computador na televisão, assistir os canais da televisão aberta brasileira , escutar musica, ver videos (avi, dvd, vcd ,...), optei pelo seguinte hardware:
-Placa mãe msi pm8pm-v (som, video, rede on-boards)
-HD 40 gb IDE (eu sei, eu sei... muito pouco mas é o q eu tinha em mãos no momento)
-512 mb de memoria ram
-Placa de video geforce fx 5200 com saida s-video
-Placa de captura Pixelview playtv mpeg2 (modelo pv-m4900, igual a sua Davi te imitei, rs. )
-Drive DVD-RW

Bom salvei a versão knoppMyth q estava disponivel no site do mesmo (R5F1) e rodei o auto install... segui com a instalação informando as coisas q eu sabia e deixando o q eu não sabia pra depois... No final de tudo o knoppMyth estava rodando mas claro q não estava funcionando. Parti para as configurações...
Primeiro a placa de video geforce fx 5200... Não fiz nada pois pelo q eu vi o KnoppMyth ja instalou um driver da nvidia, não sei se é o mais adequado mas resolvi deixar como está (apesar q o mesmo aparenta instabilidade pois o SO travou alguns momentos e a tela apresentava esporadicamente faixas azuis ou coloridas na tela)... pode ser a placa pois ela eh meio antiga ou ateh mesmo o driver.
Bom passei direto para placa de captura. Aqui no blog de Davi nuns post bem antigos ele recomendava a edição do arquivo bttv com a seguinte linha:
option bttv card =139 tuner=42 radio=1
tentei essa configuração e ela realmente fez com que a placa demonstrasse sinais de vida... mas por algum motivo ela não encontrava nenhum canal na opção de scanner do setup do mythtv (ou as vezes encontrava um) eis q lendo mais alguns posts vi outra configuração para o bttv no qual Davi recomendava
card=139 tuner=43 radio=1
a diferença de 42 pra 43 no tuner fez com que a placa achasse todos os canais... Maravilha, AGORA VAI! pensei eu :) eis q então alguns pequenos problemas me deixaram bem chateado primeiro é que como o outro amigo frequentador desse blog (jaelson) falow existe realmente um apito na saida de audio da placa de som. E pior do que isso o som é desincronizado com a imagem (esse foi o pior) tomara q tenha solução essa desincronia pq senão vai ficar inviavel. Outra coisa é que não consegui colocar o controle q veio com a placa pra funcionar pelo seu tutorial sem a compilação do lirc, e ainda não tive tempo de testar a opção com compilação. Um detalhe interessante é q os butões numericos do controle funcionam sem fazer configuração alguma (sabia disso Davi?). Bom o ultimo ponto é sobre a forma q o mythtv trabalha, eu não entendi direito... mas parece q ele grava tudo q puder. Tipo, quando eu cliquei em watchTv ele começou a gravar... qualquer mudança de canal e ele começa a gravar esse novo, qd eu clicko em esc ele continua passando o audio do canal, será q ele ainda está gravando? :) toda hora eu tinha q ir deletar os videos gravados por ele. Eh isso mesmo Davi?
Bom irei tentar resolver esses problemas acima para depois tentar o Tvxb e depois jogar a imagem pra tv e depois configurar o azureus pra baixar meus torrents queridos e ai eu estarei satisfeito :) ufa... Valeu Davi e todos os guerreiros do Mythtv e KnoppMyth

Davi Dalben disse...

Olá, Antônio.

Que bom que seu PVR está quase funcionando como deveria. Só não desista, ok?

1 - O KnoppMyth detecta e instala o driver da nVidia, sim. Para confirmar se está ok, é só prestar atenção no boot para ver se aparece a Splash Screen com o símbolo da nVidia logo antes do xorg entrar no ar. Eu nunca tive problemas com minha FX5200, mas a saída que uso é VGA ou Video Composto (minha placa não tem S-video);

2 - Atualmente eu não uso a saída de áudio da Pixelview, mas já usei sem problemas. Eu ligo a saída do decodificador da TVA diretamente na entrada de microfone da placa de som. Sempre funciona de primeira e o som fica sincronizado com a imagem (quando a TVA deixa...). Há algumas coisas que você pode ajustar: abra o alsamixer num terminal e altere qual entrada está sendo capturada (use TAB para ver as opções e a barra de espaços para selecionar). Talvez alguma entrada alternativa melhore o som. Se o KnoppMyth estiver carregando os drivers do audio da placa (era btaudio, agora não sei mais como chama), uma entrada de som chamada "video" vai aparecer na lista. Tente selecioná-la. Lembre-se que a entrada selecionada tem que ficar "muda" (tecla "m"), senão o som vai ficar fora de sincronismo e com eco (talvez seja esse o motivo do "apito"). Acho que isso pode explicar o som continuar a sair nas caixas quando você dá ESC no Mythtv.

3 - Também estou com problemas com o controle remoto na versão atual. Quando eu tiver alguma notícia, aviso pelo Blog.

4 - Todas as gravações feitas pelo Mythtv, por padrão, são "expiráveis", ou seja, são excluídas automaticamente quando faltar 1GB (ou o valor que você definir) para encher o HD. Quando uma gravação programada é expirada, automaticamente o Mythtv se programa para gravar a próxima exibição do mesmo título. A partir da versão 0.20 (se não me engano), tudo o que você assiste na TV "ao vivo" também é gravado, mas numa categoria especial (Live TV). Quando o disco estiver quase cheio, essas gravações serão as primeiras a serem expiradas e o Mythtv não agendará sua regravação. Assim, não se preocupe com elas; o Mythtv se preocupa por você.

5 - Cuidado quando for instalar o Azureus (ou qualquer outro software "alienígena"): o KnoppMyth é extremamente sensível a alterações nas versões de suas bibliotecas. De preferência, use o apt-get para fazer instalações (sem alterar o /etc/apt/sources-list) e leia atentamente a lista de pacotes que serão instalados, atualizados e removidos. NA DÚVIDA, RESPONDA NÃO! E pesquise no fórum e wiki para saber se alguém já fez isso e "viveu para contar a história".

Um abraço!