11 setembro 2007

myth2ipod: uma solução à procura de um problema?

Recentemente comentei aqui sobre o myth2ipod, um conjunto de script de codificação mpeg4 e plug-in para o nuvexport que permite converter (automaticamente ou não) qualquer gravação num formato compatível com o iPod (ou outros tocadores de mp4) e ainda criar, no Mythweb, um feed RSS (vodcast) com os vídeos convertidos.

Pois bem, para testar o funcionamento, converti um episódio do Dilbert e baixei no meu celular para ver como ficaria.

Funciona direitinho. Meia hora de video ficou com uns 50MB e pude assisti-lo sem problemas, a não ser um leve cansaço muscular por ficar segurando o celular por meia hora numa distância que me permitisse entender a estória. Na minha opinião, pouco confortável para o lazer.

Resta saber, então, para que serve converter um programa que passou na TV para um formato tão "portátil" assim. Será que errei no tipo de programa? Como seria assistir um telejornal no celular? Talvez um documentário? Videoclipes?

Sugestões nos comentários, por favor.

5 comentários:

Anônimo disse...

ola,

estou com um problema na instalação do knoppmyth, na verdade estou com varios.
meu sistema é um celeron d basico em uma placa mae msi basica. tenho uma placa gforce 5200 q acredito foi instalada corretamente , me corrija se eu estiver errado.
Sigo os passos da instalação sem problema e faço as alteraçoes q vc recomendou aqui no blog para placa pv-m4900 (tambem tenho uma) mas toda vez q eu tento assistir tv eu recebo um "mythtv is already using all available :(

tony disse...

Olá denovo,
Desconsidere o post acima #) já estou conseguindo botar a placa de captura pra funfar , quer dizer... Quase! Ela só quer sintonizar o canal 11 :) canção nova aqui na minha cidade. Aracaju - SE. Na verdade eu to achando q eu não estou conseguindo configurar corretamente a placa no mythtv. alguma ideia. Quando eu clico em Full Scan no Setup -> Channel ele soh encontra o canal 11

aqui como está meu arquivo /etc/mythtv/modules/bttv

alias char-major-81 videodev
options bttv card=139 tuner=42 radio=1

Davi Dalben disse...

Olá, Antonio.

Antes de mais nada, obrigado pela visita!

Alguns pontos a verificar:

1 - Abra um xterm (Alt-X), digite "dmesg | less" e procure (com a /) por "bttv". Veja se sua placa foi reconhecida corretamente pelo kernel;

2 - Abra o setup do Mythtv (Alt-S) e veja se a(s) entrada(s) da placa está(ão) associada(s) corretamente à(s) lista(s) de canais (parece que você pulou esta parte na instalação);

3 - Verifique na log do Mythbackend (procure em /var/log) se está ocorrendo algum erro.

Um abraço!

Davi Dalben disse...

Desculpe-me, eu não tinha visto seu segundo comentário.

Eu não uso o scan. Acredito que o sinal do canal tenha que ser muito forte para o Mythtv considerá-lo bom o suficiente para entrar na lista. Sugiro que você adicione os canais manualmente. Veja que campos ele adicionou no canal 11 e preencha os valores correspondentes, ok?

tony disse...

Valeu Davi, vc está certo em achar q eu pulei alguns passos #) é pq eu queria logo ter certeza q a placa de captura iria funcionar
Eu ainda não entendi direito aquele setup do mythtv.
1º tem o general q eu li no manual q teoricamente já está tudo configurado corretamente eu não deveria mexer. certo?
2º depois tem capture cards q seria onde eu configuraria minha placa de captura. acho q aqui tambem ja esta tudo certo.
3º depois vem a parte input. ou eh video sources e depois channel... na verdade esses tres ultimos eu não entendi não. Parece q tem uma relação entre eles e a questão da programação (o tal do grabber?) essa parte eu sou um completo leigo :(