07 janeiro 2007

R5E50: Muito Além do que Parecia

Realmente houve um avanço muito grande na versão R5E50 do KnoppMyth. O changelog, apesar de curto, demonstra alterações radicais na distribuição.

Em primeiro lugar, aspectos mais técnicos: novo kernel e x.org no lugar do xfree86, além, claro, da correção de diversos bugs. Resultado: ao menos teoricamente, suporte a mais hardware (inclusive HDs sata durante a instalação) e melhoras no plug-and-play de CDs, DVDs e pen-drives (ou semelhantes). Algo que ainda terei que testar em meu PVR.

No aspecto "user experience", também algumas novidades boas: os já citados Mythtv 0.20, novos temas e o cliente do folding@home vieram acompanhados do "web remote", um controle remoto completo acessível
através da rede (inclusive internet) a partir de qualquer browser, inclusive de um PDA ou celular. Muito legal!

Mas o que me surpreendeu mesmo foi a evolução da opção "Internet Stream" que existia na versão anterior. Agora ela mudou para "Internet Streams", uma mudança sutil, mas que incluiu, além do já aqui comentado MythStream, duas novas aplicações geniais:

A primeira é um script para assistir diretamente (e em tela cheia) a programação da GBStv, um "canal" de TV que transmite 24h por dia pela internet os videos enviados por qualquer um que se cadastre no site. Ainda não tive tempo de analisar a programação, mas a diversidade cultural deve ser o forte aqui.

A segunda é o Democracy Player, uma aplicação "matadora": uma infinidade de "canais" para você "assinar" e assistir através do download de videos colocados à nossa disposiçao através de feeds RSS. Ele tem ainda uma página de pesquisa que traz videos do YouTube, Google Video, Yahoo! Video, Revver, etc... Tudo isso em uma interface consistente que permite que você escolha o que quer assinar, veja se tem algum video novo, faça o download (sob seu comando ou automaticamente) e toque os vídeos dentro do player ou em tela cheia. Estou explorando e gostando muito do que estou vendo. Recomendo!

Só não tentei descobrir ainda se dá para operá-lo pelo controle remoto. Só falta isso para que eu mergulhe de vez na Democracia. :-) Por enquanto, só com mouse, fio, sentado perto do monitor...

05 janeiro 2007

Santo Google!

Foi só fazer uma pesquisa no Google por "install-css.sh" (o nome do script que acompanhava as versões anteriores do KnoppMyth) e, num dos primeiros links, surgiu um post com este script:

#!/bin/sh
# Shell script to install libdvdcss under Debian GNU Linux
# Many DVDs use css for encryption. To play these discs, a special library
# is needed to decode them, libdvdcss. Due to legal problems, Debian and most
# Linux distibutions cannot distribute libdvdcss
# Use this shell script to install the libdvdcss under DEBIN GNU/Linux
# --------------------------------------------------------------------------
# Refer url for more info:
# Copyright info - http://www.dtek.chalmers.se/~dvd/
# -------------------------------------------------------------------------
# This script is part of nixCraft shell script collection (NSSC)
# Visit http://bash.cyberciti.biz/ for more information.
# -------------------------------------------------------------------------

set -e

site=http://www.dtek.chalmers.se/groups/dvd/deb/
arch=$(dpkg --print-installation-architecture)

soname=2
uversion=1.2.5
#available="alpha hppa i386 ia64 powerpc s390 sparc"
available="i386"
version=${uversion}-1

if ! type wget > /dev/null ; then
echo "Install wget and run this script again"
exit 1
fi

for a in $available; do
if [ "$a" = "$arch" ]; then
wget ${site}libdvdcss${soname}_${version}_${arch}.deb -O /tmp/libdvdcss.deb
dpkg -i /tmp/libdvdcss.deb
exit $?
fi
done

echo "No binary deb available. Will try to build and install it."
echo "You need to have debhelper, dpkg-dev and fakeroot installed."
echo "If not, interrupt now, install them and rerun this script."
echo ""
echo "This is higly experimental, look out for what happens below."
echo "If you want to stop, interrupt now (control-c), else press"
echo "return to proceed"
read dum

mkdir -p /tmp/dvd
cd /tmp/dvd
wget ${site}libdvdcss_${uversion}.orig.tar.gz
wget ${site}libdvdcss_${version}.diff.gz
wget ${site}libdvdcss_${version}.dsc
dpkg-source -x libdvdcss_${version}.dsc
cd libdvdcss-${uversion}
fakeroot ./debian/rules binary
echo "Any problems? Interrupt now (control-c) and try to fix"
echo "manually, else go on and install (return)."
dpkg -i ../libdvdcss${soname}_${version}_${arch}.deb

Foi só rodar e pronto! DVD ok!

R5E50 + Pixelview + lirc: sem compilar nada!

Eu estava equivocado com relação à forma de fazer o controle remoto funcionar no meu sistema. Não é necessária nenhuma compilação e, portanto, não preciso dos fontes do kernel.

Depois de ler alguns posts no fórum, simplesmente alterei duas linhas do arquivo /etc/lirc/hardware.conf :

DEVICE="/dev/lirc0"
MODULES="lirc_dev lirc_gpio"

Foi só dar um boot e pronto! Controle remoto funcionando!

Agora vou atrás das bibliotecas do DeCSS. O pessoal nos EUA está com muito medo de ser processado por incluir em seus produtos software que "facilite" a pirataria. Então, nesta versão, nem o script de instalação automática do DeCSS foi incluído. Voltemos ao Google...

04 janeiro 2007

GB-PVR - uma altenativa proprietária

Hoje recebi um comentário interessante (não que os outros não fossem) do Marcelo Ponce Carvalho dizendo que ele usa um sistema chamado GB-PVR. Fui até o site e gostei do que vi. Se eu tivesse um HD disponível, instalaria para ver como funciona.

Ele tem muitas características semelhantes às do Mythtv: dá para assistir TV "ao vivo" (com direito a pausa e retrocesso), tem um guia de programação baseado em xmltv e banco de dados, possui inúmeros plugins e ferramentas para aumentar as possibilidades de entretenimento do sistema.

Uma coisa que não vi nos screenshots foi a possibilidade de busca de programas por ator, diretor ou palavra chave, algo que uso no Mythtv. E a ferramenta de corte de comerciais é baseada no código do Mythtv, ou seja, ponto positivo para o software livre e para quem sabe utilizá-lo.

Eu acho que o GB-PVR pode ser interessante para quem se sente melhor no mundo Windows, com todas suas vantagens e desvantagens. Só que custa mais:

Em primeiro lugar, você precisará de um Windows XP ou 2000, que costuma vir com a máquina quando você compra uma. Senão, vai ter que pagar por ele (olha a ética!). E vai ter que rodar firewall, anti-vírus, anti-spyware, anti-trojan e tudo aquilo que deixa a máquina se arrastando quando usamos Windows (eu uso, então sei como é). E, como uso um Athlon XP 2.4 com 256MB de RAM para o KnoppMyth, acho que teria que investir em hardware para fazer este software funcionar bem.

Além disso, o software é proprietário. Ou seja, se, de uma hora para outra, o autor decidir que não vai mais dar suporte a ele e não quiser publicar os fontes, teremos uma legião de usuários órfãos, como sempre aconteceu com os softwares proprietários. Um risco a considerar.

Mas, como eu disse, para quem se sente melhor assim, vale a pena tentar!

R5E50 no ar!

A versão R5D1 do KnoppMyth parece ter trazido mais problemas do que aperfeiçoamentos. O nuvexport (script para transformar as gravaçoes em outros formatos de video) simplesmente parou de funcionar porque a nova versão do mplayer (e seus acessórios) deixou de reconhecer uma série de parâmetros usados por ele. Resultado: as gravações estavam lá, mas não dava para transformá-las em DivX e gravá-las num CD-R, por exemplo. Então, haja espaço em disco!

Isso sem contar com o lançamento da versão 0.20 do Mythtv, que tinha ficado de fora naquela versão do KnoppMyth.

Então, com um anúncio no fórum, nosso "mestre" Cecil colocou à nossa disposição a versão R5E50. Sem link no site (ainda), sem changelog (idem). Mas, como sobrou um tempinho aqui, resolvi baixá-la e instalá-la para ver no que daria.

As maiores alterações foram mesmo a inclusão do Mythtv 0.20 e de um cliente do projeto folding@home, que usa computação distribuída para entender certos comportamentos das proteínas e tentar descobrir a cura de algumas doenças. Nos bastidores, parece que um grande trabalho foi executado, pois o tempo de boot está bem menor do que nas versões anteriores.

Há alguns novos temas (skins) para os menus e o slideshow de fotos, que tinha parado de funcionar, nesta versão está ok.

Ainda assim, alguns problemas apareceram: o nuvexport continua sem funcionar, mas há instruções no fórum sobre como instalar a versão 0.4, que parece ok. O cliente do folding@home deixou minha máquina instável e tive que parar de usá-lo. E, o pior, nesta versão não foram incluídos os fontes do kernel, então não consigo compilar o lirc para utilizar o controle remoto da Pixelview. Estou no aguardo de uma resposta para solucionar este problema.

E vamos em frente, usando o teclado, mesmo! ;-)