22 novembro 2005

Barulho!

Não sei onde procurar um estabilizador silencioso. Aquele zumbido perturba!

Recentemente li uma reportagem na revista Pro Teste (sou associado) que comparava alguns estabilizadores. A conclusão foi assustadora: eles são dispensáveis! E a explicação: a norma técnica que regulamenta os estabilizadores de tensão dá os limites dentro dos quais a saída pode variar. Só que a regulamentação da ANEEL para as concessionárias de energia determina limites menores! Ou seja, se a concessionária cumprir as normas, não será necessário o uso de um estabilizador.

Ontem tomei uma atitude radical: removi o estabilizador do HTPC. Tá tudo no filtro de linha. Assim elimino 50% do barulho na sala. Falta arrumar um jeito de abafar os fans do gabinete. E colocar um bom aterramento!

3 comentários:

Anônimo disse...

Já pensou em algum tipo de refrigeração passiva? Um grande dissipador de alumínio (ou, melhor ainda, de cobre) talvez desse conta do recado, não?

Davi Dalben disse...

Na maior parte do tempo, sim. Só que tem alguns momentos (jogos, recodificação de video, etc...) em que o uso do processador chega a 100% e aí o bicho pega. Além disso, grandes dissipadores de cobre costumam ter preços altos.

Já vi projetos em que a tampa do gabinete é um grande dissipador de alumínio, que se liga ao processador por um heat-pipe, mas sempre para placas mini-itx.

Algo que talvez ajudasse é o sistema que existe nos micros da DELL: a velocidade do cooler varia de acordo com o uso da CPU. Quando colocamos o micro para fazer alguma coisa "pesada" (recalcular uma grande planilha, por exemplo), podemos ouvir o cooler sendo acelerado. Quando o trabalho termina, ele volta à velocidade normal.

A princípio, as placas ASUS já têm esse dispositivo. Só falta saber que coolers são compatíveis e como ativá-lo. Inclusive para o fan da fonte, que é o mais barulhento. E, para complicar, ainda tem o cooler da placa de video.

Talvez a simples troca dos ventiladores por modelos ball-bearing já ajude bastante a diminuir o barulho, mas o ruído causado pelo próprio fluxo de ar continuaria.

Também tem este tipo de acessório: http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1757

Minha intenção, no futuro, é projetar um móvel para esconder a CPU e guardar alguns acessórios (controles remotos, joypads, fones, microfones, CDs, etc...). Então pretendo forrá-lo com espuma ou carpete (ou até caixa de ovo, se for necessário) para reduzir o ruído. Mas isso só acontecerá depois da mudança para o apê novo.

Davi Dalben disse...

Ah! Achei este aqui: http://www.boadica.com.br/noticia.asp?codigo=1713

Será que cabe no gabinete?