22 novembro 2005

Radio no Mythtv

Faz alguns dias que estou cismado com a capacidade da placa de TV de sintonizar rádios FM. Procurei documentação em tudo quanto é lugar, tentei instalar vários softwares, mas não quero tirar a "originalidade" do KnoppMyth, então não estou alterando o sources.list do apt para não ter que fazer mágica num futuro upgrade.

Ontem, finalmente, encontrei um softwarezinho que roda no KnoppMyth sem nenhuma dependência. Trata-se do fmtools (http://www.stanford.edu/~blp/fmtools/) que, quando compilado, cria dois executáveis: fm e fmscan, ambos para console (o que pode ser uma vantagem, no caso do Mythtv).

Não existe interface interativa. Conectei a antena de FM na placa e rodei o fmscan. Ele listou as freqüências das rádios que a placa sintoniza com pelo menos 50% do sinal máximo. Aí rodei o fm passando como parâmetro uma das freqüências. Nada de som.

Matutando um pouco, lembrei que o Mythtv coloca o canal de áudio onde a placa está em "mudo" quando a TV não está sendo assistida. Então fiz um teste: sintonizei um canal e rodei novamente o fm (via ssh). FUNCIONOU! A tela ficou azul e eu pude ouvir a estação de rádio.

Como já estava tarde, desliguei a máquina e fui dormir. O próximo passo será encontrar uma forma de controlar o programa fm pelo Mythtv. Já tenho uma idéia:

As fontes de sinal no Mythtv têm um parâmetro que indica se um programa deve ser rodado quando um canal é sintonizado. Esse parâmetro serve para enviar comandos via IR Blaster ao set top box da TV a cabo. E ele pode passar como argumento o número do canal. Espero que também possa passar mais alguma coisa.

A idéa é criar uma fonte "fake" e cadastrar nela as estações de FM como se fossem canais de TV. Depois eu coloco o fm como o programa a ser executado quando o canal é escolhido e pronto. Ele vai sintonizar uma estação de rádio (eu espero). Se eu não conseguir cadastrar canais com números tipo 89.1, 90.5, etc..., crio um script que faça essa conversão antes de chamar o fm.

Essa estratégia, se funcionar, ainda tem algumas vantagens: posso cadastrar o nome da estação, que vai aparecer na tela quando ela for sintonizada; posso controlar o volume do rádio pelo controle remoto sem nenhuma alteração; se eu encontrar um site que reúna a programação das rádios FM, posso criar um grabber para ele e ter um guia de programação e o nome do programa que está passando na tela; posso agendar a gravação de um programa de rádio como se fosse um programa de TV; enfim, para o Mythtv, as estações serão canais de TV.

Na próxima vez que eu mexer no Mythtv vou tentar fazer isso. Só não sei se será hoje ou amanhã. De qualquer forma, depois te conto como foi. Se funcionar, pretendo colocar um tópico no fórum e talvez no wiki do KnoppMyth.

Sugestões são bem vindas.

Nenhum comentário: