21 novembro 2005

Mythtv - It works!

"RTFM". Infelizmente, no mundo do software livre não há nada mais real nem mais cruel. Principalmente quando tentamos usar um produto que não está suficientemente nacionalizado como o Mythtv. Se eu tivesse acesso às placas de TV mais usadas nos EUA, que já estão exaustivamente testadas e homologadas para o sistema, não teria tido 10% dos problemas que tive até agora. Se o sistema tivesse ao menos um manual voltado para o usuário brasileiro, também não.

Mas, como "sou brasileiro e não desisto nunca", quase queimei o Google até encontrar um texto sobre o driver bttv que dizia que "se uma placa for do tipo 70 e o driver for configurado para 72, algumas coisas imprevisíveis poderão acontecer com o áudio". Isso me fez lembrar do problema do meu equipamento: sem áudio até que se mude de canal.

Fui para casa, mudei o parâmetro no driver e pronto! Sabe o que isso significa? Que agora posso deixar o micro programado para gravar qualquer programa da TV aberta que eu quiser. Depois poderei assistir quando puder, pulando os comerciais e em "velocidade rápida". Assistir um programa que não seja de entretenimento (telejornal, documentário, etc...) com velocidade 1.5x sem distorção no áudio e sem comerciais aumenta muito o aproveitamento do pouco tempo que tenho para fazer isso. Vou praticar um pouco mais para ver qual será o efeito.

Só tem um problema, cuja solução está, infelizmente, fora do meu alcance: fazer com que as emissoras de TV respeitem os horários programados da grade. Como primeiro teste, programei a gravação do SPTV de sábado. Gravei o final da novela e a abertura do jornal. Num segundo teste, programei a gravação do Auto Esporte de domingo. Gravei 8 minutos do Globo Rural e perdi o último bloco do programa que queria assistir.

Quando eu colocar o IR Blaster para funcionar, terei mais opções. Até lá, acho que vou ampliar a margem de erro com que o Mythtv trabalha de 5 para 10 minutos. Espero que seja suficiente.

Nenhum comentário: